quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CRÍTICA DO PRÊMIO MULTISHOW 2013

Aconteceu ontem a noite a 20ª edição do 'Prêmio Multishow de Música'. Confira a lista de premiados e a nossa crítica acerca dos vencedores e do evento em si.


Show dos horrores
Multishow se supera a cada ano na arte de fazer tosqueira 

Se tem uma coisa boa (a ÚNICA coisa boa) do Prêmio Multishow é que a premiação consagra, de fato, os artistas que a população brasileira (a massa mesmo) gosta. Diferentemente da MTV, que premiava os melhores dentro de um segmento especifico que simplesmente esquecia o que o povão, povão mesmo, gostava.

Bem... Este foi o único elogio ao evento. Preparem-se para críticas, críticas e mais críticas e desde já admito: Serão até insuficientes para um evento tão ruim.

O evento

Extremamente mal organizado. Vindo de um histórico de maus desempenhos, a vigésima edição do evento pareceu que mudaria este panorama em seu inicio. Com um bonito cenário a atração acenava com a possibilidade real de mudar o que infelizmente caiu por terra na primeira aparição da repórter Samantha Schmultz na tela.


Numa eterna briga entre o ponto/diretor/e falar ao vivo das repórteres(?) pude perceber que os mesmos defeitos de anos anteriores ocorreriam, mas realmente não imaginei que seriam tantos.

O evento já começou com falhas gritantes no som e no retorno. O que só aumentou a irritação em ver, mais uma vez, a bizarra dupla Paulo Gustavo e Ivete Sangalo apresentando. Sem jogo de cintura e "bêbados" por não conseguirem falar e ouvir o ponto ao mesmo tempo, os dois ficaram completamente perdidos já nos primeiros 5 minutos de programa. Incrível!   

Reféns do "TP" (Teleprompter) que insistia em subir devagar, os dois falavam coisas desconexas, num típico diálogo de bêbado, onde ninguém entende ninguém, mas jura que, mesmo assim, foi engraçadíssimo.


À medida que o evento rolava ficava cada vez mais irritante a insistência da dupla de apresentadores em culpar o TP pela morosidade dos e nos comentários que faziam, coisa que seria resolvida facilmente se a dupla tivesse ensaiado pelo menos um pouquinho que fosse antes da apresentação.

Não bastando os problemas técnicos, o roteiro também pouco ajudou. Ainda mais porque a Multishow insistiu em inserir a pegada do 'Vai Que Cola' (seriado que por algum motivo misterioso fez sucesso) na premiação. Agressivo, pesado e recheado de citações preconceituosas e homofóbicas, o roteiro tornou os apresentadores máquinas de destilarem baixarias. Palavrões, vixe, foram soltados aos litros desnecessariamente.

Como tudo que está pior pode ainda piorar mais, alguém sem um pingo de noção achou que a dupla do 'Vai Que Cola' (olha ele de novo aqui) Raquel (Schmultz) e Terezinha (Cacau Protássio) deveria participar do evento, para dar aquele ar de comédia. A única coisa engraçada que a dupla conseguia fazer foi ter a façanha de também se perder com o famigerado TP que estava em efeito Rubens Barrichello de velocidade.


É estranha a falta da humildade da Multishow em não copiar o VMB que, estruturalmente, dá um banho na premiação da emissora global. Porque cargas d'água alguém acha legal dar medalhas aos vencedores em vez dos sempre bem vindos troféus? Porque não há um púlpito, com o microfonezinho já ali, pronto pra ser usado, em vez de o apresentador ter a maratona de pegar a medalha, por a medalha no vencedor, pegar o microfone, dar o microfone ao vencedor, pegar o microfone de volta...

Outra coisa que a MTV fazia tão bem era estabelecer duplas para apresentarem os vencedores das categorias. Isso descarregava a dupla principal de apresentadores e dava o tchan de trazer personalidades atuais da mídia para o evento.

O público diante de tanta tosqueira permaneceu em sua maior parte do tempo quieta, quase que constrangida pela dupla de apresentadores. No único momento em que o público quis se manifestar o engraçadíssimo (estou sendo 101% irônico aqui, ok?) Paulo Gustavo mandou um "cala boca aí porra, quem fala aqui somos nós". Padrão número um de domínio de público né não?

As apresentações

Do nível do restante do evento. Com problemas no som, no retorno e na limpeza de timbre (repararam como todos os cantores pareceram desafinados?). As duplas foram de uma falta de criatividade sem fim. Marcelo D2 e Cone Crew foi dureza de aguentar. Zezé Di Camargo (o que aconteceu com a voz de taquara rachada que o cara tinha, gente?) e Paula Fernandes também foi dose.


Aguentar o medley dos sucessos(?) de Naldo por 10 minutos foi equivalente a ficar numa cadeira de tortura. Sorriso Maroto é tudo, menos grupo de música. Pelo menos a apresentação do Exaltasamba (com Péricles e Thiaguinho) e Anitta salvaram a noite. Quando Exaltasamba e Anitta salvam a noite de um evento é porque a coisa realmente foi feia né não?

(Decidi não falar do Caetano por respeito a ele, mas vocês devem fazer ideia do que eu falaria né?)

Os vencedores

Valeu pelo Silva (ganhou dois prêmios). O artista capixaba realmente merece toda atenção para sua carreira, pois é um artista muito promissor. Karol Conká merecido como revelação e Anitta como melhor clipe e música chiclete com 'Show das Poderosas' também.

Dose é aguentar Luan Santana como melhor em alguma coisa nesta vida, ainda mais quando a categoria é de cantor, mas enfim. Ivete Sangalo foi a peixada da noite ganhando como melhor cantora, prêmio que deveria ir para Marisa Monte. Foi constrangedor ver Caetano Veloso dividir um prêmio com a 'Gangue do Eletro'. E o enjoado do Paulo Gustavo insistindo para o Caê falar. Teve uma hora que achei que o Veloso ia mandar todo mundo para a puta que pariu. Mas infelizmente ele não falou, puxa vida.


O melhor grupo do Brasil é o 'Sorriso Maroto'. Putz! E a melhor música segundo a audiência da Multishow é 'Buquê de Flores', uma música que, juro, e graças a Deus, eu nunca ouvi.

Que a Multishow se reinvente para o ano que vem porque é incrível como eles conseguem piorar sua qualidade a cada ano e, de uma vez por todas, o 'Vai Que Cola' não é engraçado, porra!

Categorias Júri popular
Melhor cantor
Di Ferrero (NX Zero)
Fiuk
Luan Santana
Thiaguinho
Xande de Pilares (Revelação)
Melhor cantora
Ana Carolina
Claudia Leitte
Ivete Sangalo
Marisa Monte
Paula Fernandes
Melhor grupo
Chiclete Com Banana
O Rappa
Restart
Revelação
Sorriso Maroto
Melhor música
Ana Carolina - "Combustível"
Claudia Leitte - "Largadinho"
Ivete Sangalo - "Dançando"
Luan Santana - "Te Vivo"
Thiaguinho - "Buquê de Flores"
Melhor show
Caetano Veloso
Ivete Sangalo
Luan Santana
Naldo
Paula Fernandes
Experimente
Lia Sophia
P9
Roberta Campos
Oba Oba Samba House
Sambô
Música-chiclete
Anitta - "Show das Poderosas"
Gusttavo Lima - "Gatinha Assanhada"
Mc Koringa - "Dança Sensual"
Munhoz & Mariano - "Camaro Amarelo"
Turma do Pagode - "Lancinho"

Categorias do Júri Especializado
Novo hit
Bonde das Maravilhas - "Quadradinho de Borboleta"
Mahmundi - "Calor do Amor"
Rodrigo Amarante - "Maná"
Versão do ano
Bárbara Eugênia - "Por Que Brigamos" (versão original: Diana)
Metá Metá - "Let's Play That" (versão original: Jards Macalé)
SILVA - "Mais Feliz" (versão original: Cazuza)
Melhor clipe
Anitta - "Show das Poderosas"
Apanhador Só - "Despirocar"
Banda Tereza - "Sandau"
Música compartilhada
Karol Conka - "Batuk Freak"
Metá Metá - "MetaL MetaL"
Rael - "Ainda Bem Que Segui As Batidas Do Meu Coração"
Categorias do Superjúri
Artista revelação
Anitta
Clarice Falcão
Karol Conka
Strobo
Melhor disco
Caetano Veloso - "Abraçaço"
Guilherme Arantes - "Condição Humana"
Metá Metá - "MetaL MetaL"
Melhor show
Baby do Brasil - "Baby Sucessos"
Caetano Veloso - "Abraçaço"
Gang do Eletro - "Gang do Eletro"
Nova canção
Lucas Santtana - "Now No One Has Anything"
SILVA - "Amor Pra Depois"
Wado - "Palavra Esquecida"

8 comentários:

  1. Cara se você for colocar ao pé da letra tudo . Não tem mais humor no . Brasil agora . Concordando com você a organização foi um fiasco realmente . Mas dizer que o vai que cola seja um programa sem graça e por algum motivo desconhecido fez sucesso ai já e de mais . Agora o humor tem que ser zorra total. E também falar de homofobia , você é gay por acaso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que o prêmio foi um verdadeiro fiasco, principalmente por conta do Paulo Gustavo que exagerou, foi grosso, e fez uma comédia sem nexo, a péssima platéia, ter que ver Zezé de Camargo e Ivete Sangalo pedindo para o público animar é constrangedor. Naldo canta muito mal, um pecado ele ter se apresentado, e gente, na real algo de errado estava acontecendo com o Zezé ele não conseguia cantar e a Paula Fernandes não segurou a onda. Os outros duetos foram muito bons, não se pode confundir qualidade musical com gosto musical (não é senhor bloqueiro) e a qualidade foi excelente, o clichê do Skank foi muito bom, começamos bem, e Anitta ganhou meu respeito, pareceu uma diva americana, cantando e dançando ao vivo, Exalta se reunir depois de um ano foi forçado, mas cantaram bem, Ivete não tinha muito o que fazer cantando e partilhando palco daquela forma e Sorriso Maroto se desenvolveu bem também.
    Att: Thiago

    ResponderExcluir
  3. A pelo amor de Deus...concordo com a parte, que não teve muita organização e sem contar que a platéia estava morta (só faltava colocar todo mundo em um caixão....)mas EU acho que a parte de xingar...puts..todo site tá criticando isso...vai me dizer que você não xinga..vai me dizer que sua mãe ou seu pai,ou seu patrão a merda toda não xinga?...Claro que poderia ser um pouco maneirado, mas dái fazer um bafão por causo disso...afss..a maioria dos críticos em relação a isso(xingar)são hipócritas..ninguém famoso pode xingar que é ''sem educação'' ou é colocado como baixaria....pra PQP vcs...o povo brasileiro xinga, sim ...e pode contar que as crianças de hoje xinga mais que as adultas(aí vc diz ''a culpa e de programa como esses que ensinam a criança a xinga'', para com isso que a culpa é sua pois quem educa é você..fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, cara, não é questão de moralidade, é que tem hora pra xingar né? Você não fica na mesa de jantar mandando tua mãe pra PQP né? Do jeito que foi feito, ficou parecendo aquela tia barraqueira e chata. Ficar repetindo palavrões é sinal de falta de criatividade, o cara se diz humorista mas acha engraçado ficar toda hora falando "porra", "merda", etc. É um saco isso!

      Excluir
  4. quem diria, Anita foi a melhor da noite. Gostei

    ResponderExcluir
  5. - Paulo Gustavo, uma pergunta : O CORNO DO SEU PAI AINDA COME A VACA DA SUA MÃE ??? ……ha ha ha... que engraçado !!!!

    - Ivete, essa é pra vc: ” QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELO COME”

    Direção do MULTISHOW, se vocês não tem consideração, ao menos tenham RESPEITO com os Artistas da Música, seus convidados e principalmente com o Público que participou de TODO PROCESSO, votando e acreditando que iria assistir a um Show de PREMIAÇÃO ! Procurem no dicionário o que significa PROFISSIONALISMO e COMPETÊNCIA, para depois se propor a veicular um evento desse porte!!!

    ResponderExcluir
  6. Para o Prêmio de melhor cantora, a única que faz jus é ANA CAROLINA, essa sim é cantora e compositora de gabarito e de verdade.

    Ana consegue SE SUPERAR CANTANDO AO VIVO, não tem pra ninguém.....ainda não apareceu outra capaz de superá-la, é realmente maravilhosa !!!!

    ResponderExcluir
  7. Complicado...termos Anitta com melhor clip...cantora...termos o tal sertanejo universitario com premio tambem...luan sei la...meu Deus estao acabando com a Musica e musicalidade tambem...e Ana Carolina ainda teve que se misturar com isto tudo...Ana...vc foi a unica ai...sei la..estao acabando com nossa musica...

    ResponderExcluir