quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FESTIVAL 'TARDE NO BAIRRO' VIRA CD


Coletânea reúne bandas autorais do Espírito Santo

A série de festivais Tarde no Bairro completa um ano e presenteia público com álbum na internet


Há um ano, o Assédio Coletivo surgiu com diversos projetos voltados para a criação de um circuito independente para as bandas autorais locais, bem como a formação de público. Uma das iniciativas de destaque foi a série de festivais Tarde no Bairro, que aconteceu em diferentes bairros da Grande Vitória.

Para celebrar o primeiro aniversário, marcado por bons frutos – incluindo reconhecimento fora das fronteiras do Espírito Santo –, a trupe responsável pelo coletivo resolveu reunir em uma compilação virtual 22 dos 39 artistas e bandas que passaram pelos festivais. O resultado é a “Coletânea Festival Tarde no Bairro 2012”, que já está disponível na internet para audição e download gratuito (com capa e encarte para imprimir).

Vocalista e compositor da banda Adiós, Me Voy!, Daniel Morelo é um dos idealizadores do Assédio Coletivo – junto com a publicitária e fotógrafa Amanda Brommonschenkel. Segundo ele, todas as bandas que participaram dos festivais foram convidadas para a coletânea, mas nem todas enviaram material. 

“A compilação é um dos resultados de nossos esforços, um registro do que aconteceu no ano passado. Enquanto os shows foram uma forma de aproximar a banda do público local, com a coletânea queremos espalhar ainda mais a música autoral feita no Espírito Santo para outros Estados e para fora do país. A web é um caminho, com as pessoas compartilhando pelas redes sociais.”

divulgação
O compositor André Prando está entre os destaques

Reconhecimento

Outro saldo positivo foi a seleção do Festival Tarde no Bairro pelo Prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). “É um mérito pelo trabalho que desenvolvemos ao longo de 2012, e a proposta dele é incentivar a produção e a continuidade dos projetos. Recebemos um prêmio em dinheiro de R$ 9 mil. Menos os impostos, rendeu R$ 6 mil, que vamos usar para continuar financiando os festivais e para formalizar o Assédio Coletivo juridicamente. Estamos virando uma associação, e o prêmio veio em boa hora”, acrescenta Morelo.

Uma das metas para este ano é ampliar a área de abrangência dos festivais, levando-os para cidades do interior do Espírito Santo, bem como qualificar o trabalho do coletivo e dos parceiros e ampliar a capacidade de conexão e troca com novos grupos. 

“Já temos dois projetos principais e alguns paralelos. O objetivo principal é conseguir repetir o que fizemos no ano passado, só que com mais qualidade. Queremos proliferar o Festival Tarde no Bairro. Já estamos acertando para realizar um em Santa Teresa, por exemplo, além de outras cidades. O outro projeto é o Reviravolta Coletivo, que pretende reunir todos os coletivos do Estado, simultaneamente, em um grande evento, espalhado por todo o Espírito Santo, para que possamos nos integrar, nos conhecer, trocar ideias.”

divulgação
A banda Broken & Burnt estreou no ano passado

Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário