sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SERRA: VISITA A IGREJA DOS REIS MAGOS É UMA BOA OPÇÃO PARA O FERIADO



O Monumento Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, reúne beleza natural e arquitetônica, o que torna o local um dos mais visitados no Estado. Em 2012, 18.900 pessoas assinaram livro de frequentadores, o que dá uma média de  56 pessoas/dia. Neste feriado de Carnaval, a Igreja terá funcionamento normal, das 9 às 17 horas, exceto na segunda-feira, quando é feita manutenção. Guias promovem visitas orientadas, com explicações históricas e turísticas sobre o local. A visitação em grandes grupos precisa ser agendada pelo telefone 3252 1842. 
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja dos Reis Magos está situada num local onde existiu um núcleo de catequese indígena, realizado pelos padres jesuítas, entre os séculos XVI e XVIII. Foi construída entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins. O nome original da aldeia também era Reis Magos, daí o nome do monumento. 
A Igreja e Residência dos Reis Magos situa-se na parte alta de Nova Almeida, 40 metros acima do nível do mar. De suas janelas ou de seu mirante é possível ver todo o entorno da bela região, inclusive a foz do Rio Reis Magos. A praça em frente ao monumento oferece um ótimo espaço de lazer para as crianças. 
No altar da Igreja encontra-se um retábulo, construção ornamental em madeira, finalizado possivelmente em 1702. No centro do retábulo, está o quadro “Adoração dos Reis Magos”, considerada a primeira pintura a óleo sobre painel de madeira do Brasil, cujas cores ganharam novo brilho com o trabalho feito pelo Núcleo de Restauração da Ufes, em 2011. A obra ilustra a passagem bíblica em que o menino Jesus, amparado pela Virgem Maria e por José, recebe presentes de Baltazar, Melchior e Gaspar, os três Reis Magos.
Entre as figuras históricas que estiveram na Igreja dos Reis Magos, destacam-se Dom Pedro II (fev/1860), Príncipe Maximiliano de Wild-Neiwied; naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1818), geógrafo Charles Frederik Hart, pintor francês François Biard (1858), e Bispo D. Pedro Maria de Lacerda (1880).

Para chegar à Igreja e Residência de Reis Magos, que fica a 35 km de distância da Capital, Vitória, basta pegar a Rodovia ES 010 e seguir as indicações, após Jacaraípe. Telefone: (27) 3253 1842.

Nenhum comentário:

Postar um comentário