terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

TUDO SOBRE 'O VOO'. FILME QUE ESTREIA SEXTA NO ESTADO


'O Voo' estreia sexta e traz Denzel Washington como piloto problemático

Longa acompanha a vida de um piloto viciado em drogas que salva 96 vidas após acidente


Em 15 de janeiro de 2009, o voo US Airways 1549 ficou famoso após ser atingidos por um grupo de gansos e ter que realizar um pouso forçado em pleno Rio Hudson, em Nova York. O piloto Chesly Sullenberg foi considerado um herói por ter conseguido pousar a aeronave e salvar a vida das 155 pessoas a bordo dela.

Imagine agora se a situação fosse ainda mais complicada: um acidente mais grave, um piloto viciado em álcool e substâncias ilícitas e alguns mortos entre os passageiros. Com essa premissa, “O Voo”, de Robert Zemeckis (“Forrest Gump”, “Náufrago”), estreia sexta-feira nos cinemas do Estado e traz Denzel Washington em uma atuação que lhe rendeu a sexta indicação ao Oscar.

No filme, o ator vive William “Whip” Whitaker, o piloto em questão. Apresentado desde o início como um sujeito brilhante, mas com o já citado problema com álcool e drogas, ele realiza uma manobra milagrosa para salvar as 102 pessoas a bordo do voo 227 da SouthJet, que, por problemas técnicos, iniciara uma queda da qual seria bastante improvável sair vivo.

Graças à perícia de Whip, o saldo é de apenas seis mortos, entre os 102 que embarcaram no avião. Mas, como diz um representante da National Transportaton Safety Board, uma espécie de Infraero dos EUA, “alguém tem que ser responsabilizado pelas mortes”.

Tratado por todos como um herói, Whip sente o peso das casualidades e decide se isolar. Seu caminho cruza-se com o de Nicole (Kelly Reilly), mulher com sérios problemas de dependência química, com quem desenvolve uma delicada relação e que tenta levá-lo às reuniões dos alcoólicos anônimos.

Divulgação

Desenvolvimento

Após o impressionante e tenso arco inicial, que acompanha o acidente aéreo, o roteiro desacelera e assume um ritmo bem mais lento para dar atenção aos problemas de Whip. Com isso, o filme perde força e foco. Por mais que as duas histórias estejam diretamente ligadas (o julgamento e o alcoolismo), em momento algum o espectador tem a impressão de que o piloto corre riscos reais de ser penalizado. 

O advogado contratado pelo sindicato dos pilotos (Don Cheadle) transmite uma segurança incomum para um caso de tamanha relevância. Aparentemente, não existe problema que ele não possa resolver em um piscar de olhos, o que elimina qualquer pretensão que “O Voo” poderia ter de se aproximar de um drama de tribunal.

Quando o clímax finalmente se aproxima, Robert Zemeckis parece se lembrar que é um diretor de filmes “família” e direciona seu trabalho a uma conclusão piegas e extremamente moralista. Não se pode afirmar, no entanto, que o diretor não tenha dado indícios de que faria exatamente isso, uma vez que Zemeckis faz questão de ressaltar a falta de fé de seu protagonista e seu vício fora de controle durante toda a projeção.

Elenco

Mesmo que o roteiro, desmerecidamente indicado ao Oscar, seja irregular e cheio de tropeços, os atores conduzem a trama muito bem. Mesmo aparecendo pouco, John Goodman serve como um excelente alívio cômico na pele um amigo/traficante de Whip. Sua presença contrapõe-se à de Kelly Reilly, cuja personagem, fragilizada, encontra no vício de Whip a força que necessitava para lutar contra o seu próprio.

Seis vezes indicado ao Oscar e duas vezes vencedor do prêmio por “Tempo de Glória” (1999) e “Dia de Treinamento” (2001), Denzel Washington novamente cumpre bem seu papel. Ao contrário de seus concorrentes Daniel Day-Lewis (“Lincoln”) e Joaquin Phoenix (“O Mestre”), ele não incorpora seu personagem. Isso não impede, no entanto, que utilize seus habituais trejeitos em prol do Capitão Whip.

Indicações ao Oscar

2 indicações 
Melhor Ator (Denzel Washington) e Melhor Roteiro Original (John Gatins).

Confira:

O Voo (Flight, EUA, 2013)
Gênero: Drama. Direção: Robert Zemeckis. Elenco: Denzel Washington, Don Cheadle, Kelly Reilly, John Goodman. Estreia sexta-feira. Horários e salas ainda não definidos
Cotação: ***

Trailer.


Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário