terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS AGITA O CINE METRÓPOLIS


Cine Metrópolis recebe Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Até o próximo sábado serão exibidos 37 filmes de oito países diferentes, com sessões a partir das 14h e entrada franca

A partir desta segunda até sábado (15), o Cine Metrópolis, na Ufes, vai se transformar em casa para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. Ao longo dos dias, serão exibidos 37 filmes de oito países diferentes, com sessões a partir das 14h e entrada franca.
Eduardo Coutinho, um dos grandes documentaristas da atualidade, é homenageado pela mostra neste ano, e a programação conta com a exibição de alguns de seus trabalhos mais marcantes, como "Cabra Marcado Para Morrer", "Santo Forte" e "Fio da Memória".

A programação traz filmes ainda inéditos no circuito comercial capixaba, como "Hoje", de Tata Amaral, e "Com o Meu Coração em Yambo", de María Fernanda Restrepo. A mostra é também uma boa oportunidade para conferir o documentário "O Dia Que Durou 21 Anos", de Camilo Tavares, que revela documentos secretos sobre as articulações de governos americanos para derrubar o presidente João Goulart, seguida pela instauração da ditadura militar no Brasil.

Despercebidos

Além dos filmes inéditos, outros que passaram quase despercebidos por aqui estão na mostra. Um dos destaques é "Elvis & Madona", de Marcelo Lafite, comédia que conta uma história de amor entre a travesti Madona (Igor Cotrim) e a entregadora de pizzas Elvis, vivida por Simone Spoladore.

Outro bom filme é "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton, que aborda a participação de freis dominicanos na luta clandestina contra a ditadura nos anos 60. O filme adapta o livro de Frei Betto, vencedor do Prêmio Jabuti, e traz no elenco nomes como Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes e Ângelo Antônio.

A partir das 19h
"O Cadeado", ficção de Leon Sampaio.
16h
"Chocó", ficção de Jhonny Hendrix.
20h
"Batismo de Sangue", ficção de Helvécio Ratton.
18h
"Elvis & Madona", ficção de Marcelo Lafite.
20h
"Com Meu Coração em Yambo", documentário de María Fernanda Restrepo.
16h
"Santo Forte", documentário de Eduardo Coutinho.
18h
"Hoje", ficção de Tata Amaral.
18h
"O Dia Que Durou 21 Anos", de Camilo Tavares.
20h
"Cabra Marcado Para Morrer", documentário de Eduardo Coutinho.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário