segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EXPOSIÇÃO "RECUERDO DE TUCUMÁN" EM CARTAZ NO CASARÃO CERQUEIRA LIMA



Uma mostra com desenhos, fotografias, gravuras e vídeos, a partir de imagens capturadas na cidade de San Miguel de Tucumán, na Argentina farão parte da exposição "Recuerdo de Tucumán", da artista plástica Monica Neves Leão. A abertura da mostra, que foi contemplada pelo edital de Bolsa Cultura Jovem 2012, será nesta sexta-feira (21), às 18 horas, no Espaço Cultural Casarão Cerqueira Lima e ficará em cartaz até março. 

A exposição foi pensada dentro de um conceito interdisciplinar, situado entre a arte e a antropologia, na convergência e ambivalência desses campos. Durante sua estadia em Tucumán, Monica fez da prática de residência artística algo semelhante ao trabalho de um antropólogo, equiparando o diário de campo a um caderno de esboços. 

Esta atitude lança referências a outros artistas que utilizam a imersão, vivência, contaminação e a coabitação como auto-estímulo para novos assuntos em arte.

"Recuerdo" é a palavra espanhola para memória. Neste caso, é utilizada no sentido de souvenir, objeto de lembrança geralmente vendido a turistas. São coisas adquiridas como uma complementação à lembrança do lugar visitado, pois nem tudo pode ser registrado pela câmera fotográfica do visitante: mesmo o que diz respeito ao visível acaba sendo "distorcido" pela lente, afora o que não pode ser visto ou reproduzido em imagem. 

Nos trabalhos trazidos ao Casarão, a artista devolve/acresce ao momento capturado aspectos afetivos, subjetivos, sensoriais, além de perspectivas e ângulos perdidos, remanescentes apenas em suas memórias. Mesmo as fotografias da artista são recuerdos editados, adequados às suas lembranças; para isso, ela distorce, re-enquadra e trata as imagens de modo a aproximá-las do que pensa ter visto. 

Durante a exposição, oficinas serão ministradas pela artista no início de 2013. Nelas, serão desenvolvidos exercícios sobre o tema "percepção urbana". As atividades terão início no Casarão Cerqueira Lima, cuja vista da varanda é privilegiada para a observação do Centro Histórico de Vitória. A inscrição é gratuita e não tem restrições de faixa etária. Mais informações no telefone 8811- 9888.

A exposição é um projeto contemplado no Edital de Concurso Público nº 005/2012 da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória.

Serviço

Exposição "Recuerdo de Tucumán" de Monica Neves Leão
Abertura: 21 de dezembro, às 18 horas.
Visitação: 22 de dezembro de 2012 a 17 de março de 2013.
De terça a sexta-feira das 9 às 17 horas. Sábados, domingos das 12 às 16 horas.

Oficinas:
30 de janeiro e 06 de fevereiro de 2013, duas turmas por dia.
Primeira turma: 09 às 12 horas
Segunda turma: 14 às 17 horas

Informações, inscrições para as oficinas e agendamentos de visitas para grupos: monicanevesleao@hotmail.com ou (27) 8811 9888.
Local: Espaço Cultural Casarão Cerqueira Lima
Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta - Vitória/ES


Nenhum comentário:

Postar um comentário