segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

RESULTADO DO CARNAVAL DE VITÓRIA SAI NA PRÓXIMA TERÇA (05/02)



No Sambão do Povo, os foliões já soltaram o grito de “é campeã”, logo após a Independente de Boa Vista terminar seu desfile. Mas o resultado oficial do Carnaval capixaba de 2013 será conhecido nesta terça-feira (5), a partir das 15h, no ginásio do Álvares Cabral, em Vitória.

Ao todo, 40 julgadores vindos de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Florianópolis avaliaram as dez agremiações que disputam o título do Grupo Especial nos quesitos alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; conjunto; enredo; evolução; fantasias; harmonia; mestre-sala e porta-bandeira; e samba enredo.

São quatro jurados para cada quesito. Eles atribuíram notas de 8 a 10, podendo ser fracionadas em decimais. De acordo com a Liga Espírito-santense das Escolas de Samba (Lieses), será descartada a menor nota em cada quesito.

Entre as favoritas ao título, a Boa Vista levou para a passarela Walmor Miranda o enredo “África... o Grito de Liberdade de uma Raça” e levantou os foliões em todos os setores da avenida. Os pontos altos da apresentação foram o carro abre-alas, que emitia o grito de uma águia, símbolo da escola; o “paradão” da bateria, executado por duas vezes pelos ritmistas de mestre Picolé; o samba enredo, cantado por toda a escola e pelos foliões; e a empolgação do público com o desfile.

Saiba como os dez quesitos são avaliados pelos jurados

Bateria: sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; conjugação de sons emitidos; adaptação à melodia.

Samba-Enredo: adequação da letra ao enredo, riqueza poética, beleza e bom gosto, adaptação à melodia. Características próprias de samba, riqueza melódica, capacidade de facilitar o canto e da dança dos componentes.

Harmonia: perfeita igualdade do canto em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; a harmonia do samba.

Evolução: fluência da apresentação, espontaneidade, criatividade, empolgação e coesão do desfile.

Enredo: argumento ou tema apresentado; desenvolvimento geral do tema; criatividade; capacidade de compreensão do enredo a partir da associação entre o tema e o seu desenvolvimento.

Conjunto: uniformidade com que a escola se apresenta em todas as suas formas de expressão; equilíbrio artístico do conjunto.

Alegorias e adereços: concepção e adequação ao enredo; criatividade; utilização de materiais e cores; acabamentos.

Fantasias: concepção e adequação das fantasias ao enredo; criatividade; utilização de materiais e cores; acabamentos; uniformidade dos detalhes.

Comissão de Frente: saudar o público e apresentar a escola; coordenação, sintonia e criatividade de exibição; indumentária.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: exibição do bailado no ritmo do samba; harmonia e indumentária do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário