sábado, 4 de janeiro de 2014

MÚSICA. OS 10 DISCOS MAIS AGUARDADOS DE 2014.


O ano de 2013 trouxe surpresas agradáveis paras as nossas coleções particulares de discos, como os retornos de David Bowie e Justin Timberlake, e o surpreendente álbum de Beyoncé, aos 45 minutos do segundo tempo. E em 2014? O que podemos esperar? Cá entre nós, é bom preparar os bolsos. Vamos aos 10 álbuns mais esperados pela equipe do OUTROS 300:




1- Raimundos - Cantigas de Roda (janeiro) 

O primeiro álbum do Raimundos em 11 anos tem a produção de Billy Graziadei, líder do Biohazard, e foi gravado em Los Angeles. Tudo viabilizado graças a um crowdfunding que rendeu ao grupo de Brasília R$ 123 mil. O álbum, segundo Digão, terá tudo aquilo que os fãs sempre costumaram ouvir do Raimundos, com uma mistura de hardcore, ska, reggae, forró, hip-hop (com a participação de Sen Dog, do Cypress Hill). Além das guitarras velozes e letras sacanas, é claro.




2- U2 - sem nome (abril) 

Bono e companhia trabalharam com o produtor Danger Mouse, em Nova York, para preparar o sucessor de No Line on the Horizon, lançado em um longínquo 2009. De acordo com o baixista Adam Clayton, o trabalho trará a sonoridade antiga da banda, com a maturidade adquirida ao longo dos mais de 30 anos. Uma faixa deste trabalho deve ser “Ordinary Love”, criada em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela para o filme Long Walk to Freedom, que também chega aos cinemas neste ano.



3 - Metallica - sem nome (sem previsão) 

Em 2014, terão se passado seis longos anos desde que o Metallica lançou Death Magnetic. Não que James Hetfield e companhia tenham ficado parados – bem longe disso, aliás. De qualquer forma, a distância do grupo dos estúdios promete acabar neste ano, segundo informou o baterista Lars Ulrich, à Rolling Stone EUA. “Eu entendo que as pessoas estão esperando por um novo álbum, assim como a gente”, disse ele. “Mas eu não posso ficar estressado quanto a isso. Não é como se fosse: ‘ferrou, vamos correr e lançar esse disco logo’. Por que correr? Para que a gente possa fazer shows? Nós já fazemos. Vamos chegar lá.” O músico diz que a banda possui cerca de 600 ideias de músicas inéditas. Na nova turnê, que tem passagem marcada por São Paulo, em março, o grupo prometeu executar uma faixa do álbum por noite.



4 - Nação Zumbi - sem nome (sem previsão) 

A Nação está de volta. E, desta vez, é para valer. O prometido disco de inéditas da banda pernambucana estava na nossa lista de discos mais esperados de 2013, mas acabou ficando para 2014. O trabalho sairá com auxílio do edital Natura Musical, e colocará fim a um hiato de discos de inéditas do grupo que vem desde 2007, quando saiu Fome de Tudo.



5- Foo Fighters - sem nome (sem previsão) 

O Foo Fighters não estava “parado por tempo indeterminado”? Pois é, como todos pudemos ver em 2013, Dave Grohl é um sujeito que muda de opinião muito rápido. A tal pausa do Foo Fighters não apenas durou menos de um ano, como já acabou e o grupo voltou aos estádios com performance na Cidade do México. Eles também estão se reunindo no estúdio. Dave Grohl já disse, em entrevista à rádio Xfm, que a banda fará “um disco que ninguém nunca fez igual”.


6- Lily Allen - sem nome (sem previsão) 

Eis um disco que tem nos colocado às escuras. Lily Allen vem trabalhando neste retorno à música desde 2012, mas a única faixa que saiu até agora foi a inconstante “Hard Out Here”, cujo clipe critica o uso exagerado, segundo ela, da sensualidade no pop. A canção chegou a entrar no top 10 britânico, mas não foi mais longe que isso – e não chegou perto do que costumamos esperar da britânica.


7 - Tony Bennett e Lady Gaga Cheek to Cheek (fim de 2014) 

Desde 2012, lemos notícias de que o Tony Bennett e Lady Gaga estavam trabalhando em um álbum de duetos juntos. Uma canção com os dois, aliás, “The Lady is a Tramp”, foi lançada em Duets II, álbum assinado pelo cantor, com a participação de outras cantoras. Gaga passou 2013 trabalhando no álbum ARTPOP!, que acabou lançado e se tornando um fiasco em vendas. Cheek to Cheek deveria chegar às lojas em 1ª de janeiro de 2014, mas Bennett já avisou que o trabalho só chega às prateleiras no fim de 2014 – quem sabe, próximo do Natal, para aproveitar o aumento de vendas da época.



8 - Adele - sem nome (sem previsão) 

É bom lembrar que foi Adele, com seu coração partido e suas cordas vocais douradas, que ajudou a salvar a indústria fonográfica em 2011. E nos anos seguintes, diga-se de passagem. Ter esse status obviamente deu à inglesa a chance de levar o tempo que quisesse para gravar um novo disco. E foi isso que ela fez. Adele virou mamãe e avisou a gravadora que não gravaria até 2014. Por coincidência, chegamos a 2014. E agora, Adele, o que o mundo pode esperar?



9- Steven Tyler - sem nome (outubro ou novembro) 

Foram mais de quatro décadas a frente do Aerosmith. Agora, Tyler quer voar solo. Ele afirmou à Rolling Stone EUA que o disco terá a colaboração de Marti Frederiksen, músico que, entre outras parcerias com Tyler e o Aerosmith, é coautor do clássico “Jaded”. Ainda assim, ele avisa: “Quando eu começar a compor, talvez seja difícil saber se a música irá ou não para o disco do Aerosmith”. “Como será um disco solo de Steven Tyler? Um monte de canções como ‘Dream On’? Isso já está no disco do Aerosmith. Será com pessoas diferentes tocando. Eu não sei. Só quero me divertir.”



10 - Racionais MCs - sem nome (sem previsão) 

Mano Brown prometeu na matéria de capa da Rolling Stone Brasil de novembro que o Racionais MCs entraria em estúdio ainda em 2014. Na nossa edição de 2009, contudo, o rapper também havia prometido que o álbum de inéditas chegaria “em breve”. Edi Rock, por sua vez, foi mais contundente e disse que o trabalho levaria pelo menos “seis meses a um ano para ficar pronto”.

FONTE: Revista Rolling Stone (Brasil).

Um comentário:

  1. Olá galera,

    Vi a sessão onde indica a compra de vinis. Trabalho em uma livraia/sebo na Praia do Canto que também vende vinil, a Torre de Papel. O nosso telefone é 3345-2344 e o facebook é /torredepapellivros.

    Vocês são bem vindos se quiserem conhecer.

    Abs!

    ResponderExcluir