domingo, 19 de janeiro de 2014

TOP 10 - 'DEZ CURIOSIDADES SOBRE O FILME LARANJA MECÂNICA'

Um dos grandes filmes de todos os tempos, 'Laranja Mecânica' completa nesta semana 42 anos. Para homenagear tal grande obra o Outros 300 lista dez curiosidades sobre o filme. Confira:

Completando 42 anos de lançamento, a obra-prima de Stanley Kubrick ainda é motivo de adoração por parte dos fãs - 1 (© Reprodução)

Veja curiosidades sobre o polêmico "Laranja Mecânica"

Completando 42 anos de lançamento, a obra-prima de Stanley Kubrick ainda é motivo de adoração por parte dos fãs


Baseado no livro homônimo escrito por Anthony Burgess, "Laranja Mecânica" é uma das grandes obras-primas realizadas por Stanley Kubrick. Lançado em janeiro de 1972 no Reino Unido, o filme estrelado por Malcolm McDowell completa essa semana 42 anos.

Envelhecendo muito bem, o longa é até hoje um dos queridinhos dos cinéfilos. Mas a história nem sempre foi assim. Na época em que estreou, a repercussão não foi das melhores: se por um lado os jovens londrinos se encantaram com o protagonista, de outro Kubrick foi atacado por "incitar a violência". O resultado foi que o próprio cineasta mandou retirar o filme de cartaz e o proibiu de ser exibido na Inglaterra enquanto ele fosse vivo. O que durou até 1999, quando "Laranja Mecânica" voltou aos cinemas e passou a ganhar status de "cult".

Então, para entender um pouco melhor de todo esse culto em torne do filme, separamos 10 curiosidades sobre a produção, que já deixam clara o tamanho e magnitude da obra de Kubrick.

Décimo

Antes de chegar às mãos de Kubrick, os direitos de adaptação do livro para o cinema foram vendidos a Mick Jagger por apenas US$ 500. O plano do roqueiro era ter os Rolling Stones no papel dos Droogs, a gangue liderada por Alex, mas o desejo ficou apenas no plano das ideias. Mais tarde, ele revendeu estes direitos por um valor muito maior do que aquela pechincha pela qual tinha pagado.

Nono

Durante a cena em que Alex é submetido ao tratamento Ludovico, a ator Malcolm McDowell teve sua córnea arranhada pelos pequenos ganchos que mantinham os olhos abertos e ficou temporariamente cego. Na cena inclusive, o doutor que aparece realizando o procedimento é um médico de verdade.

Oitavo

Malcolm McDowell teve suas costelas quebradas durante a gravação da cena em que é surrado logo após ser liberado do tratamento. Além disso, ele quase se afogou de verdade na cena em que os seus ex 'droogs' (amigos da gangue) o encontraram e o submeteram a uma tortura em uma banheira.

Sétimo

A cena clássica do estupro, na qual Alex canta 'Singing in the Rain', foi filmada sem ser planejada. Stanley Kubrick perguntou se Malcolm McDowell sabia dançar e o ator, meio de brincadeira, encenou cantarolando a canção-tema do musical de Gene Kelly 'Cantando na Chuva'. O que era um improviso, agradou bastante o cineasta e entrou para o hall dos célebres momentos do cinema.

Sexto

'Laranja Mecânica', o livro e o filme, se passa no futuro indeterminado, mas por mais moderna que seja a loja de discos onde Alex se encontra com duas garotas, o gosto musical continua o mesmo da época em que o filme foi gravado. Discos como 'Magical Mystery Tour' (1968), dos Beatles, 'After The Gold Rush' (1970), do Neil Young e 'Atom Heart Mother' (1970), do Pink Floyd aparecem na primeira prateleira (na altura da cabeça do protagonista). Até a trilha sonora de '2001 - Uma Odisséia no Espaço' (1968), filme de Kubrick, pode ser vista ao lado de Alex.

Completando 42 anos de lançamento, a obra-prima de Stanley Kubrick ainda é motivo de adoração por parte dos fãs - 1 (© Reprodução)

Quinto

A cena onde Alex faz sexo com duas garotas em seu quarto, acelerada na montagem e brilhantemente musicada com o tema 'William Tell Overture', de Rossini, se resume a 1 minuto aproximadamente. No entanto, a versão sem o efeito tem 28 minutos de duração.

Quarto

Embora seja uma adaptação, 'Laranja Mecânica' foi o primeiro roteiro assinado apenas por Stanley Kubrick. Ele resolveu embarcar no projeto após sua ver sua ideia em fazer uma cinebiografia de Napoleão Bonaparte naufragar. O diretor retornaria mais tarde ao projeto sobre o Imperador francês, que se tornaria uma de suas obsessões - todas sem sucesso.

Terceiro

No filme, não fica claro qual é o sobrenome de Alex. Em vários momentos, ele é chamado de Alexander Delarge - em referência ao rei da Macedônia, Alexandre o Grande -, mas no jornal onde é noticiado sua prisão, Alex aparece com o sobrenome de Burgess - uma brincadeira do diretor com o autor do livro: Anthony Burgess.

Segundo

O filme era pra ter quatro horas de duração, mas Kubrick mandou descartar uma parte do material, deixando o tempo final em 2h e 16 minutos. Com a montagem finalizada, o cineasta e seu assistente botaram fogo nos negativos das cenas que ficarem de fora.

Primeiro

Ao contrário do que dizem, 'Laranja Mecânica' não foi banido dos cinemas do Reino Unido. Na verdade, o filme foi duramente criticado e atacado por 'promover a violência'. Irritado com a repercussão negativa, Stanley Kubrick decidiu impedir a exibição do filme em 1973 até sua morte, em 1999. No Brasil, o longa entrou na lista de obras proíbidas pela censura durante a ditadura militar, fazendo com que os cinéfilos fossem assistir a polêmica obra em países vizinhos, como o Uruguai. Quando foi finalmente liberado, apesar da classificação para maiores de 18 anos, as cenas de nudez foram exibidas com tarjas pretas.
Retirado de MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário