terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SÉRIE GRANDES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL: 'A METAMORFOSE'

A metamorfose (foto acima) foi escrita pelo escritor tcheco Franz Kafka (foto abaixo) em 1915. O livro narra a estória de um caixeiro-viajante chamado Gregor Samsa que, num belo dia, ao acordar, se vê transformado num grande inseto.

A partir de então a narrativa expõe a vida de Samsa em sua nova realidade de inseto ,e de como sua família o trata a partir de sua metamorfose.

Para ilustrar a realidade típica de uma família humilde da Europa no inicio do século passado Kafka usa o realismo fantástico como ilustração, uma vez que Samsa sustenta sua família com o ofício que tinha (viajava muito) e quase não os via. De quando os via, a comunicação com a família era pouca e falha. Não é absurdo entender que o livro é uma grande metáfora sobre as relações humanas.

A par de análises mais profundas A metamorfose é um livro extremamamente bem escrito, agradando tanto aqueles com uma bagagem de leitura maior, quanto aqueles que não tem o hábito constante de ler. A edição com gravuras ajuda a nos transportar para dentro da estória. Para os desavisados vale salientar que o livro não é de ficção-científica nem nada similar. O livro conta uma estória que, apesar de surreal, é tratada com o máximo de verdade e sentimento possíveis.

A metamorfose é um livro que deve ser tratado com a maior respeito e carinho por quem gosta de uma boa arte e é, sem dúvida, leitura imprescindível para quem curte uma boa literatura.
Franz Kafka

Nenhum comentário:

Postar um comentário