terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ESTREIA SEXTA 'A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS' NO CINEMA


Adaptação do livro de Marcus Zusak, 'A Menina que Roubava Livros' estreia nos nossos cinemas neste fim de semana. Confira mais sobre o filme lendo a matéria completa:

Por Leandro Reis



'A Menina Que Roubava Livros' estreia nesta sexta-feira no ES

Adaptação da obra de Markus Zusak puxa uma lista de longas oriundos de livros que estreiam neste ano


O pálido cenário da Alemanha nazista ampara uma trama de narrador curioso: a Morte, que rompe o silêncio em “A Menina Que Roubava Livros”. A adaptação do best seller de Markus Zusak, publicado em 2005, estreia nos cinemas do Estado nesta sexta-feira.

Dito assim, o filme sugere uma dureza maior do que realmente apresenta no decorrer das longas duas horas e dez minutos de duração. Embora o ambiente seja a Segunda Guerra Mundial, o tom narrativo da Morte – às vezes inconveniente, é verdade – e as várias feições infantis que conduzem a história dão certa leveza ao enredo pesado.

Dirigido por Brian Percival, o longa começa na viagem de trem da jovem Liesel (Sophie Nélisse) para seu novo lar, a Heaven Street (ou “Rua Paraíso”). Lá, ela passa a viver com um casal adotivo, sua tutela após a mãe biológica, uma comunista foragida do regime de Adolf Hitler, ter de seguir uma vida inconstante. Durante o percurso para a pequena cidade alemã, a jovem conhece sua primeira perda: a morte de seu irmão mais novo.


O novo lar é duro com Liesel. Rosa (Emily Watson), a mãe amargurada, preocupa-se mais em restringir qualquer liberdade da garota a mostrar uma nesga de afeto; a escola torna-se logo um peso quando a classe descobre que a forasteira não sabe ler; há, também, o terror da guerra, muito bem representado com bandeiras, comícios e a simbólica queima de livros em praça pública.

Hans (Geoffrey Rush), o pai adotivo, é quem abre os braços para a jovem. É da relação entre os dois, aliás, que o filme suga as melhores e mais cativantes sequências – embora Rush não tenha sido tão bem aproveitado pelo diretor quanto seu talento pede. É o novo tutor que apresenta a literatura para Liesel, ensinaando à garota a dádiva da leitura.

A partir do trato com a literatura, Liesel tenta lidar com suas perdas e trabalhar a criatividade em uma época que, ao que parece, só reserva às crianças a possibilidade de imaginar. Ainda há os incentivos do judeu Max (Ben Schnetzer) e de Ilsa Hermann (Barbara Auer), a esposa do prefeito, que apresenta uma biblioteca desprotegida para a garota – daí o título do filme.


 
Divulgação
A Menina que Roubava Livros

Drama. (The Book Thief, EUA/ Alemanha, 2013)
Direção: Brian Percival
Elenco: Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson
Cotação: ***

Vem aí

“A Menina Que Roubava Livros” puxa uma extensa lista de filmes inspirados em obras literárias, todos com estreia marcada para este ano. Entre os mais promissores, estão “Serena”, com a bem-sucedida dupla Bradley Cooper e Jennifer Lawrence; “Garota Exemplar”, que terá Ben Affleck dirigido por David Fincher; e mais um episódio da franquia “Jogos Vorazes”. Ao lado, confira dez adaptações que devem garantir um bom público nos cinemas de 2014.
 
Veja mais dez adaptações marcadas para 2014

12 Anos de Escravidão
Steve McQueen 
História de um homem negro e livre, vendido como escravo. Baseado no livro de Solomon Northup. Estreia: 28/02.

Academia de Vampiros
Mark Waters
As aventuras de uma Dhampir (meio vampira, meio humana), em seu treinamento para ser uma guardiã. Baseado no livro de Richelle Mead. Estreia: 14/03.

Divergente
Neil Burger
Em um futuro distópico, jovem luta para se libertar de uma sociedade dividida em facções. Baseado em livro de Veronica Roth. Estreia: 21/03.

Serena 
Susanne Bier
Império de madeira de George Pemberton fica ameaçado com a descoberta de que sua esposa não pode ter filhos. Baseado em livro de Ian McEwan. Estreia: 28/03.

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola 
Fabrício Bittar
O filme traz dicas para, por exemplo, matar aula e colar nas provas. Baseado em livro de Danilo Gentili. Estreia: 18/04.

Maze Runner – Correr ou Morrer
Wes Ball
Jovem é colocado em uma comunidade depois de ter sua memória apagada. Baseado em livro de James Dashner. Estreia: 19/09.

Garota Exemplar 
David Fincher
Mulher desaparece no dia de seu aniversário de casamento. Baseado em livro de Gillian Flynn. Estreia: 03/10.

Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1
Francis Lawrence
Katniss Everdeen se torna o símbolo de uma rebelião contra a Capital. Baseado em livro de Suzanne Collins. Estreia: 21/11.

O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez
Peter Jackson
Terceira parte do épico sobre Bilbo. Baseado em livro de J. R. R. Tolkien. Estreia: 19/12.

A Culpa é das Estrelas 
Josh Boone
Jovens se conhecem em grupo de apoio sobre câncer e começam um relacionamento. Baseado em livro de John Green. Estreia: ainda em 2014.
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário