sexta-feira, 22 de julho de 2011

CINEMA EUROPEU: “A FITA BRANCA”


“A Fita Branca” (Dass Weisse Band), de 2009, é um filme escrito e dirigido por Michael Haneke. A obra, que envolve crime, drama e mistério, é uma produção conjunta entre Austria, França, Alemanha e Itália, e ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2009.

O diretor austríaco Michael Haneke reflete sob o período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável.

Nessa pequena comunidade, chama a atenção também a aparente distância de uma Justiça organizada. O poder político é exercido pelo mesmo barão que domina a região economicamente e mantém em suas terras as mesmas relações medievais de trabalho existentes há séculos. Não é difícil enxergar no filme uma fábula sobre a origem do nazismo, que em poucas décadas tomaria conta da Alemanha e da Europa toda. "A Fita Branca" pode ser visto como uma crítica sincera a vários tipos de autoritarismo. Por isso, é o tipo de obra para o qual espectadores atentos poderão encontrar várias interpretações. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário