quarta-feira, 20 de julho de 2011

OS DEZ MELHORES FILMES DE TERROR

Sentir medo. Se você gosta de sentir aquele medinho vendo seu filme favorito, o Outros 300 listará agora uma seleção dos dez melhores filmes de terror da história:

10 - A volta dos mortos-vivos (1981 - Sam Raimi) = Único filme de zumbis desta lista (prometemos fazer uma lista só com filmes desses "seres" em breve). É válido ter cuidado na hora de baixar, pois, só com uma pesquisa rápida, achamos outros 4 filmes homonimos. Este filme em especifico é de 1981 do ótimo diretor Sam Raimi. Preparem-se para bastante cenas fortes e violentas (o filme foi censurado em 10 países europeus na época por causa disso). Vários jovens decidem ir acampar numa floresta que, sob a influencia de um livro maligno que lá se encontrava, está "infestada" por seres que retornam da morte. O filme é ótimo! Quem conhece o trabalho de Sam Raimi pode atestar que vale a pena assistir.



9 - Carrie, a estranha (1976, Brian de Palma) = Um filme de uma adolescente impopular que é humilhada pelos outros alunos e que, em dado momento, decide se vingar. Baba né? Mas calma. Carrie, a estranha vai além de qualquer clichê e se tranformou num fenomeno cult. O filme tinha tudo para dar certo, pois saiu de um livro do ótimo Stephen King, teve a direção de Brian de Palma e uma excepcional interpretação da até então iniciante Sissy Spacek. Tinha tudo pra dar certo, e deu! Cuidado para baixar a primeira versão, pois foram feitas outras três (sem nem a sombra da qualidade da original).


8 - O massacre da serra elétrica (1973, Tobe Horper) = Em se tratando de fenomeno cult é imbatível! A começar por sua produção independente. O filme custou 150 mil dólares e rendeu incríveis 100 milhões depois. Com cenas de realismo absurdas Massacre abriu precedentes para um novo estilo de histórias, regadas com muito sangue, muitos cortes, muitas cabeças rolando... O terror psicológico também é marca do filme. Um clássico!




7 - A meia-noite levarei sua alma (1963, José Mojica Martins) = Brasil, il, il. O Brasil não poderia ficar de fora desta lista e quem melhor do que Zé do Caixão, ou melhor, José Mojica Martins para nos representar? Meia-noite foi o filme que consagrou o personagem Zé do Caixão. Para a época, o realismo também impressiona, e o filme acabou sendo censurado por algum tempo. Ainda assim ganhou prêmios na Espanha e França e nos trouxe o personagem de terror nacional mais conhecido de nosso país. Vale (muito) a pena conferir.



6 - Sexta-feira XIII (1980, Sean Cunninghan) = Jason Vorhess abriu as portas (do inferno?) para outros célebres serial killers da história do cinema. Porém havemos de convir que o assassino com máscara de roquei de Sexta-feira 13 foi o mais bem sucedido deles. Tanto que nem se sabe mais quantas continuações foram gravadas tamanho o sucesso. O primeiro filme da franquia queria ser o mais assutador da história, e foi, pelo menos, o mais assutador da série. Foi o melhor deles também. Pra quem gosta de serial killers...


5 - O iluminado (1980, Stanley Kubrick) = O que dizer de um filme que tem como trio de ferro Stephen King, Stanley Kubrick e Jack Nicholson? Só o que parece óbvio, que foi um sucesso. A estória de uma camarada (Nicholson) que enlouquece com a "síndrome da cabana" (síndrome da solidão) e que passa a atacar todos a sua volta é sensacional. As cenas são de matar do coração (em especial a cena em que aparecem as irmãs - 8 e 10 anos - assassinadas; e a de Torrance aparecendo com o rosto porta adentro - capa do filme - são épicas!)


4 - Poltergeist (1982, Tobe Horper) = Consagrado pela direção de Massacre da serra elétrica, Tobe Horper volta ao seleto grupo de grandes filmes de terror em Poltergeist de 1982. Convidado por Steven Spielberg, Horper filma a estória de uma típica família americana aterrorizada por fenomenos paranormais. Efeitos especiais geniais para a época. A cena da menina na TV é um clássico. Filme genial!




3 - O bebê de Rosemery ( 1968, Roman Polanski) = Um diretor consagrado que filma uma estória de arrepiar. Grávida de seu primeiro filho, Rosemery e seu marido se mudam para um local estranho, com vizinhos que participam de uma seita demoniaca. Logo quando o marido de Rose entra para a seita é decidido que o bebe que sua esposa espera seja o filho do demônio . Rosemery não aceita tal destino para seu filho, o que desencadea as cenas mais aterrorizantes do cinema até então.



2 - Psicose (1960, Alfred Hitchcock) = Um super clássico do cinema em todos os gêneros! Uma mulher que acaba indo parar num hotel beira de estrada e que é recepcionada pelo esquisito Norman Bates cujo controle da mãe beirava o absurso. Estranhas situações ocorrem a partir de então culminando na célebre cena da morte da personagem no chuveiro (dizem as lendas que a cena foi filmada mais de 70 vezes até que Hitchcock gostasse). O filme é surpreendente em todos os sentidos. Imperdivel!


1 - O exorcista (1973, William Friedkin) = O filme mais aterrorizante de todos os tempos, de um realismo assustador e de atuações e direção impecáveis. A estória de uma menina de 12 anos possuída pelo demônio abriu espaço para um série de cenas impensadas até então. O giro em 180º de sua cabeça, ela descer da escada de quatro com as pernas e braços invertidas como se fosse uma arranha, e a masturbação com o cruxifiço, são só algumas. Mortes suspeitas de pessoas que trabalhavam nos bastidores (e até da atriz mãe da menina possuída), incendios nos estúdios, e o simples desaparecimentos da mídia da maioria dos atores que fizeram o filme só aumentam a fixação e a curiosidade de quem não viu O exorcista. O filme mais amendrontador da estória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário