quinta-feira, 7 de julho de 2011

O TEMPO NÃO PÁRA - 21 ANOS SEM CAZUZA


Um pouco do gênio:

O seu destino foi traçado na maternidade...

Cazuza, nome artístico de Agenor de Miranda Araújo Neto, (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990) foi um cantor e compositor brasileiro que ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho.

Agenor não mamãe, Agenor não mamãe...

O cantor era filho de João Araújo, produtor fonográfico, e de Lucinha Araújo, Cazuza recebeu o apelido mesmo antes do nascimento. Agenor, seu verdadeiro nome foi recebido por insistência da avó paterna. Na infância, Cazuza nem sequer sabia seu nome de batismo, por isso não respondia à chamada na escola. Só mais tarde, quando descobre que um dos compositores prediletos, Cartola, também se chamava Agenor (na verdade, Angenor, por um erro do cartório), é que Cazuza começa a aceitar o nome.

Nada de rock


Influenciado por ícones como Cartola, Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Maysa e Dalva de Oliveira, Cazuza começa sua carreira de cantor e compositor. Sua marca, além de uma lírica espetacular como em composiçoes do calibre de Preciso dizer que te amo e Todo amor que houver nessa vida, vai também para um pegada juvenil como em Bete Balanço e Pro dia nascer feliz, a até a mais ferrenha crítica social como nas clássicas Brasil e O tempo não pára.

O tempo podia parar...
A AIDS (doença da qual provavelmente sofria desde 1985) se manifestou em 1987. Cazuza é internado com pneumonia, e um novo teste revela que o cantor é portador do vírus HIV. Em Outubro, Cazuza é internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para ser tratado por uma nova pneumonia. Em seguida, ele é levado pelos pais aos Estados Unidos. Lá, Cazuza é submetido a um tratamento a base de AZT durante dois meses no New England Hospital de Boston. Ao voltar ao Brasil no começo de dezembro de 1987, Cazuza, já em carreira solo, inicia as gravações para um novo disco. Ideologia de 1988, inclui os hits "Ideologia", "Brasil" e "Faz Parte Do Meu Show".

O poeta está vivo

Em 7 de julho de 1990 no Rio, falece um dos maiores poetas da música brasileira. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Após a morte de Cazuza, seus pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza em 1990. que visava proporcionar uma vida melhor a crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer. Em 1997, a cantora Cássia Eller lançou o álbum Veneno AntiMonotonia, que traz somente composições de Cazuza (um dos melhores tributos a ele). As canções de Cazuza já foram reinterpretadas pelos mais diversos artistas brasileiros dos mais diversos genêros musicais.

Indicações do Outros 300

Se você estiver passando pelo 4 shared ou pelo Ares de bobeira, o Outros 300 lista abaixo algumas canções do poeta que você pode (ou deve) baixar (é garantia de boa qualidade musical!):

* Preciso dizer que te amo
* Eu queria ter uma bomba
* Brasil
* Codinome beija-flor
* Ideologia
* O tempo não pára
* Todo amor que houver nessa vida
* Exagerado
* Blues da piedade
* Faz parte do meu show

Dentre várias e várias outras...

Um comentário:

  1. Não gostei do livro psciografado, achei ele incompleto, mas tem essa psicografia do cazuza de 1996 que muito mais interessante que o livro: http://www.4shared.com/document/qvQupRbL/PSICOGRAFIA_-_CAZUZA.html

    ResponderExcluir