quinta-feira, 7 de julho de 2011

CINEMA HISPANO ARGENTINO: “O SEGREDO DOS SEUS OLHOS”


“O Segredo dos Seus Olhos” é um filme hispano argentino de 2009, do gênero drama, dirigido por Juan José Campanella e baseado no livro La pregunta de sus ojos, de Eduardo Sacheri. Foi o segundo filme latino-americano a faturar o Oscar de melhor filme estrangeiro, além de receber o Prêmio Goya de melhor filme do ano.

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) é um aposentado do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. Ele, então, volta a conviver com alguns personagens do fato ocorrido 25 anos antes. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Durante 25 anos o crime permaneceu sem solução na memória de Benjamín Espósito. Agora, bem mais maduro, ele decide voltar a essa história, questionando de novo aquele passado de amor, morte e amizade. Porém, essas recordações, postas em liberdade, lembradas tantas vezes, mudaram sua visão desse passado. E reescreverão seu futuro. Belíssimo filme! Confira!

2 comentários:

  1. Sabe qual o único defeito desse filme?... ser argentino!!! rsrsrsr..... , mas realmente um ótimo filme. tem que tirar o chapéu para nossos hermanos!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é realmente muito tocante. O atravessar temporal da narrativa na vida daquele funcionário público, e a conjugação das suas insatisfações pessoas catalisadas no crime sem solução.
    ;)

    ResponderExcluir