terça-feira, 19 de julho de 2011

CINEMA JAPONÊS: “A PARTIDA”


“A partida” é um filme japonês de 2008 dirigido por Yojiro Takita. Foi o vencedor do prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009.

Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) é um jovem recém-casado e tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida. Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide resolve voltar à cidade natal para que possa reiniciar a vida ao lado da esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki). No entanto, o trabalho que Daigo encontra na cidade é como "nokanshi", uma pessoa que prepara os mortos para o velório e cremação. Neste encontro com a morte, Daigo descobrirá sentido em sua vida.

De início, Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Apesar disto, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna. A transição entre o material/mundano e o imaterial/espiritual é retratada maravilhosamente.

“A partida” versa acerca da morte e do modo como ela deve ser tratada. Um filme maravilhoso que trata da morte de forma singela e tão simbólica, à maneira oriental. Sensível e poético. Uma obra conduzida suavemente e com atuações seguras. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário