segunda-feira, 4 de julho de 2011

OS 10 VÍDEOS CLIPES BRASILEIROS MAIS LEGAIS



Desta vez o Outros 300 lista mais um top 10. O tema da vez são video clipes. Listaremos abaixo - com links para serem vistos no You Tube - (de cima pra baixo) os vídeos mais relevantes segundo a opinião destes blogueiros, seja pela estética, pela beleza da canção, ou pelo contexto histórico:

10 - Garota de ipanema - Marina Lima . Além de talvez ser a música brasileira mais conhecida do mundo, a versão de Marina teve uma importancia histórica: Foi o primeiro clipe a ser exibido na MTV em 1990. Foi através da aparição desta tv que o conceito de video clipe passou a ser mais profissional no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=UvLjxt8iMB8

9 - Ideologia - Cazuza . O carioca mostrou que também era gênio visualmente falando. Numa época de parcos recursos técnicos e de clipes que normalmente tinham tempo de vida curtissímo (passavam no Fantástico e talvez no Video Show da Rede Globo), Cazuza protagonizou um vídeo modernissímo - em especial na cena de trocas de chapéus - em pleno anos 80.

http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo


8 - Diário de um detento - Racionais MC's . Primeiro video clipe de rap que ganhou o VMB de "escolha da audiência" o prêmio mais importante da MTV em 1998. Por ser filmado em partes dentro do presídio do Carandirú o clipe é muito real e realmente te faz sentir no meio do massacre que aconteceu naquele presídio em 1992.

http://www.youtube.com/watch?v=i93WRyh_3sM

7 - Ela disse adeus - Os Paralamas do Sucesso . "Estreiou" um novo estilo de se fazer video clipes. Os "mini filmes" viraram mania no fim dos anos 90 e deixaram os clipes mais sofisticados e bonitos. Foi quando as gravadoras perceberam que os vídeos eram importantíssimos para venderem seus artistas.

http://www.youtube.com/watch?v=WnYSgN3ODAY

6 - Poder - Arnaldo Antunes . Nos primeiros anos em carreira solo, Antunes mostra sua veia criativa com um clipe que leva o cantor "para dentro" da própria música. Arnaldo canta tendo como fundo as palavras contidas em sua canção. Ganhou o prêmio de video clipe do ano do VMB em 1996.

http://www.youtube.com/watch?v=nXADD3Sf0po

5 -  Segue o seco - Marisa Monte  . Visualmente um dos videos clipes mais bonitos já feitos no Brasil. Foi com esse clipe que Marisa passou a ser efetivamente conhecida no Brasil. O video abocanhou vários prêmios técnicos no primeiro VMB da MTV em 1995.

http://www.youtube.com/watch?v=l4WLDrN_5k0

4 - Sutilmente - Skank . Em pleno 2008, numa época em que todos recursos tecnológicos poderiam ser utilizados, o Skank apostou num clipe simples e sutilmente chegou perto do brilhantismo. Clipe e músicas lindos.

http://www.youtube.com/watch?v=v3SQTOZO36E

3 - Gita - Raul Seixas . Se Ideologia foi um marco do uso da tecnologia nos anos 80, imagina Gita, que passou no Fantástico em 1974 numa época em que praticamente ela não existia? Impressionantemente, mesmo sem quase recurso nenhum, o video é a cara de Raul e da música. Um marco. Um clássico.

http://www.youtube.com/watch?v=_cpqBBjC0qM

2 - Perfeição - Legião Urbana. Único video clipe profissional da Legião Urbana. Na época de seu lançamento não ganhou nenhum prêmio na MTV, porém em 2000, ganhou "somente" como maior videoclipe do século segundo a audiência batendo super icones como Guns' n Roses, Oasis e Nirvana.

http://www.youtube.com/watch?v=UueCjRrQLM4

1 - A minha alma - O Rappa . A qualidade do grupo pode até ser contestável, mas o clipe A minha alma é brilhante. Fotografia, edição, direção - e até atuações - perfeitas! O clipe é de um realismo assustador. Mostra o Brasil de verdade. Não é nem preciso dizer que o clipe foi o campeão de prêmios do VMB (5 - Escolha da audiência, clipe do ano, melhor direção, fotografia, e edição), recorde até hoje.

http://www.youtube.com/watch?v=vF1Ad3hrdzY

Nenhum comentário:

Postar um comentário