segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CINEMA FRANCÊS I: “AS MÚMIAS DO FARAÓ – AS AVENTURAS DE ADÈLE BLANC-SEC”


“As Múmias do Faraó – As Aventuras de Adèle Blanc-Sec” é um filme francês de 2010 baseado na séri franco-belga homônima. Foi dirigado por Luc Besson.

Os quadrinhos franco-belgas, campeões de vendas em seu mercado literário, ainda permanecem, salvo algumas exceções, ilustres desconhecidos no Brasil. Fora “Tintim”, “Luke Luke”, “Asterix” e algumas tentativas esporádicas de se trazer a produção europeia pra cá, o nosso mercado segue mesmo dedicado aos heróis norte-americanos e mangás orientais. Assim, é com surpresa que foi recebida a notícia do lançamento nos cinemas brasileiros deLes Aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec”, adaptação das histórias em quadrinhos de Jacques Tardi para as telonas.

Adèle Blanc-Sec (Louise Bourgoin) é uma jovem repórter aventureira. Ela parte rumo ao Egito em busca da cura da doença de sua irmã, que pode estar na tumba secreta de um faraó. Ao retornar a Paris, percebe que a população local está em pânico. Um ovo de pterodáctilo, de milhões de anos, misteriosamente chocou no museu, o que faz com que a criatura alada ameace os habitantes da cidade. Além disto, outras situações misteriosas acontecem em torno do museu.

“As Múmias do Faraó – As Aventuras de Adèle Blanc-Sec” é um bom exemplo de que o cinema é universal, não havendo gêneros mais propícios a um país ou língua, bastando para tal haver meios, competência e criatividade. É também mais uma prova inequívoca de que o Luc Besson produtor e o Luc Besson realizador não são, definitivamente, a mesma pessoa. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário