quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CINEMA ITALIANO: “O PRIMEIRO QUE DISSE”


“O primeiro que disse”, de 2010, é uma comédia dramática italiana dirigida por Ferzan Ozpetek.

Tommaso (Riccardo Scamarcio) pertence a tradicional família Cantone, proprietária de uma fábrica de massas no sul de Itália. Ele veio de Roma, onde almeja uma carreira de escritor, para uma reunião com todos. Seu irmão será anunciado como eleito para tocar os negócios da empresa e ele pretende aproveitar a ocasião para contar a todos sobre sua homossexualidade.

Só que ele não contava que seu irmão Antônio (Alessando Preziosi) tomaria a dianteira comunicando aos familiares que também é gay, obrigando Tommaso a esconder sua revelação e ainda assumir a fábrica, tendo em vista que todos ficaram chocados e seu pai (Ennio Fantastichini) mais ainda. Tommaso está sem saída, mas sua turma resolve fazer uma visita surpresa e agora tudo pode acontecer.

Turco radicado na Itália, o diretor Ferzan Ozpetek aborda quase sempre temas que envolvem a homossexualidade. Foi assim desde a estreia em longa-metragem, com “Hamam” (1997). “O Primeiro que Disse” é uma comédia dramática indicada a todos os públicos. Divertida sem apelar para caricaturas e afetuosa na medida certa, a fita evidencia um cineasta cada vez melhor no comando dos atores, competente como roteirista e quase um craque ao registrar peculiaridades do povo italiano.

O filme se apoia em situações convincentes e autênticas, enquanto o bom humor rola solto quando três amigos do protagonista aparecem de surpresa na propriedade dos Cantone. Tentando conter olhares e trejeitos diante dos estranhos, esse trio contrabalança com momentos espirituosos a seriedade da história. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário