domingo, 25 de setembro de 2011

CLÁSSICOS DO CINEMA: “CASABLANCA” (1942)


“Casablanca” é um filme estadunidense de 1942, do gênero drama romântico, dirigido por Michael Curtiz, estrelado por Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid. O roteiro é baseado em peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison. É considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos.

A cidade de Casablanca, então localizada no Marrocos governado pela França de Vichy, era o penúltimo ponto na rota à América. Os refugiados que ali residiam necessitavam de um visto (Letter of transit) para Portugal, e apenas em Lisboa embarcariam em um navio para o Novo Mundo. E um dos locais de encontro era o bar Rick´s. Seu dono, Rick Blaine, é um homem que tenta não se envolver com a política, pois seu estabelecimento é frequentado por todos os tipos de clientes, como nazistas, aliados e ladrões, entre outros. Rick também é amigo do corrupto Capitão Renault.

Um dia um major alemão vai a Casablanca em busca de um ladrão que havia roubado duas letter of transit. O casal que necessitava destes documentos para sua fuga à América era Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca. Rick e Ilsa se encontram e relembram o passado que tiveram juntos. Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) é interpretada por Sam.

A obra é uma receita perfeita que leva ingredientes como: roteiro espetacular, direção seguríssima, atores excepcionais. E no final temos a inesquecível cena da despedida no aeroporto que evidencia uma belíssima montagem, fotografia e edição. “Casablanca" não é apenas um dos melhores filmes da história do cinema; é, sem dúvida, o melhor. Oficialmente, até agora, "Cidadão Kane" é tido como o melhor filme já feito, vindo "Casablanca" em segundo lugar. Pra mim é o inverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário