segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CINEMA FRANCÊS II: “HOMENS E DEUSES”


“Homens e Deuses” é um filme francês de 2010, de género dramático, dirigido pelo cineasta Xavier Beauvois.

Inspirado em fatos reais, ocorridos na Argélia em 1996, "Homens e Deuses"sustenta a tensão da crônica de uma morte anunciada. Mas o cineasta empenha-se de tal maneira em aprofundar um perfil de seus personagens, monges católicos sitiados pelo fundamentalismo islâmico, que seu filme torna-se um libelo pela tolerância. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2010, "Homens e Deuses" detalha a vida despojada destes religiosos que, liderados pelo prior Christian de Chergé (Lambert Wilson, de "Um Plano Brilhante"), dedicam seu tempo a orações, cânticos e trabalho agrícola, numa atmosfera de silêncio e contemplação.

Eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local. O exército oferece proteção contra as ameaças que surgem, mas os monges a recusam. Preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade à sua missão independente do que vier a acontecer com eles.

Ademais, a obra mostra a convivência pacífica entre pessoas de religiões diferentes e que só querem o bem dos outros. Também mostra estas pessoas a mercê do Mal, e como isso porá a prova sua fé, sua confiança em Deus, e tantas outras coisas mais. Confira esse grande filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário