quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"FELIZ ANO VELHO" (MARCELO RUBENS PAIVA)


“Feliz ano velho” é um livro de autoria de Marcelo Rubens Paiva lançado em 1982.

Trata da experiência autobiográfica do autor, que relata o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago de Barão Geraldo, em 14 de dezembro de 1979, após bater acidentalmente com a cabeça numa pedra. Mostra a dificuldade que muitas pessoas sofrem com essa situação e a força de vontade que um homem tem de ter para se inserir novamente na sociedade, enfrentando seus problemas e medos.

Durante este período de recuperação, Marcelo conta com estonteantes carisma e sinceridade detalhes de seu passado (não tão distante, já que tinha apenas 20 anos quando tentou o famigerado mergulho), de sua infância e juventude. Desvela seus casos amorosos, retrata sua carreira musical. Jovem ativo, participava do quadro político da Unicamp, onde cursava Engenharia Agrícola. Na verdade, “Feliz Ano Velho” mostra toda a inquietação de um jovem que viveu plenamente, como se cada minuto de sua vida como se fosse o último.

Filho do deputado federal Rubens Beyrodt Paiva, ele conta-nos ainda, em um dos momentos mais aflitivos, como foi o dia em que seis militares invadem a sua casa e levam seu pai, que ele não mais voltaria a ver. E apesar de todas as dificuldades e de enfrentá-las com o mesmo constante bom-humor, Marcelo insiste em dizer que não é exemplo algum, quiçá herói, e parece fazer questão de algumas vezes mostrar-nos suas fraquezas, seu machismo, vaidade e em tantas até mesmo baixa-maturidade.

Foi um best-seller dos anos 80, principalmente por sua linguagem livre e inovadora. Essa obra teve várias adaptações para o teatro e gerou um filme. Confira!

Um comentário:

  1. Eu tenho este livro. Com esta mesmo capa!!!!

    É perfeito! Uma história real de superação e amor a vida

    ResponderExcluir