Construído na década de 1940, e totalmente restaurado em 2007, o antigo mercado de peixe, carne, frutas e verduras, transformado agora no Centro de Referência do Artesanato Capixaba, nesta quarta-feira (14), a partir das 18h, o espaço abre suas portas com uma mostra iconográfica de Vitória em comemoração ao aniversário da capital. A mostra ficará em cartaz até o dia 24 de setembro.
Nos 13 boxes de artesanato estarão à disposição dos visitantes uma infinidade de produtos alusivos à cidade. Para confeccionar o material, os artesãos do Mercado São Sebastião não pouparam a criatividade. As obras em cerâmica - pequenas esculturas e pratos de parede -, por exemplo, retratam o antigo casario e as igrejas centenárias do Centro da cidade.
Pequenos imãs de geladeira mostram as tradicionais paisagens de Vitória: a Beira-Mar com o imponente Clube Saldanha da Gama, a Pedra dos Olhos, em Jucutuquara, a Basília, em Santo Antônio, e as escadarias que ligam as ruas do Centro à Cidade Alta.
Também a culinária está presente em vários artigos. Além das panelas de barro de todos os tamanhos, ainda estarão à venda desenhos de caranguejos, figura habitual no prato do capixaba, e copinhos de cerâmica usados para saborear o famoso caldinho de feijão. Os preços dos produtos são variados e acessíveis a todos os bolsos.
O trabalho dos artesãos do mercado é embalado pelo congo tocado por uma tradicional banda de barro pintada com todos os personagens que formam este milenar folclore herdado dos índios e negros, que retrata um pouco da cultura popular capixaba.
Serviço:
Exposição Iconográfica de Vitória
Quando: dia 14 de setembro, quarta-feira, às 18h
Onde: Mercado São Sebastião, em Jucutuquara
Nenhum comentário:
Postar um comentário