domingo, 18 de setembro de 2011

OS 35 ANOS DA MAIOR BAILARINA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS

Dança também é arte!





Ana Maria Botafogo, nasceu no Rio de Janeiro no dia 9 de junho. Iniciou seus estudos de ballet no Conservatório da Urca, tendo aulas com Luciana Bogdanich, bailarina do Teatro Municipal, na época.

Após cursar o primeiro período da faculdade, Ana foi para França estudar. Freqüentou a Academia Goubée e Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, na França. Já na Inglaterra freqüentou o Dance Center.

Há 35 anos atrás, fez concurso para o Ballets de Marseilles, iniciando aí sua carreira profissional. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de la Danza, dirigida por Alícia Alonso, realizada em Madrid (Espanha) em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.

Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como Bailarina Principal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1995, na qualidade de "étoile" convidada da Companhia da Ópera de Lodz (Polônia), interpretou o papel principal feminino do Balé Zorba, o Grego, dançando em várias cidades do Brasil.

Ana Botafogo é a Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul. É considerada, no momento, a mais importante bailarina brasileira, por sua técnica, versatilidade e arte.

Atualmente tem ensaiado o espetáculo "Dama das Camélias" (primeira vez que ela dançará este ballet de repertório), ao lado do primeiro bailarino do teatro Colombo - o principal da Argentina - com estréia prevista para o próximo mês.

Viva para os nossos artistas! Viva para a maior bailarina brasileira de todos os tempos!

2 comentários:

  1. essa mulher e de mais, eu faço tbm ballet e um dia quero ser igual a ela!szszszsz

    ResponderExcluir
  2. COMO POSSO ESCREVER PRA ANNA BOTAFOGO,DIZEM QUE MINHA FILHA É A MELHOR BAILARINA DA BAHIA E É VERDADE TIROU O TERCEIRO LUGAR EM NOVA YORK,MUITOS ME FALAM QUE É A PRIMEIRA.

    ResponderExcluir