4 – Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia – Doces Bárbaros – Ao Vivo (1976) - É um álbum ao vivo lançado para o show Doces Bárbaros apresentado por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia, gravado e lançado em 1976. O disco é considerado por muitos uma obra-prima da música brasileira, mas, curiosamente, na época do lançamento, foi duramente criticado. Idealizada por Maria Bethânia, a banda interpretou composições de Caetano e Gil, fora algumas canções de outros compositores como “Fé cega, faca amolada”, de Milton Nascimento e o clássico popular “Atiraste uma pedra”, de Herivelto Martins. Inicialmente o disco LP seria gravado em estúdio, mas por sugestão de Gal e Bethânia, foi o espetáculo que ficou registrado, sendo quatro daquelas canções gravadas pouco tempo antes no compacto duplo de estúdio, com as canções “Esotérico”, “Chuckberry fields forever”, “São João Xangô Menino” e “O seu amor”, todas gravações raras.
5 – Caetano Veloso e Chico Buarque - Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo (1972) – É um disco ao vivo, gravado em um show no Teatro Castro Alves, Salvador, nos dias 10 e 11 de novembro de 1972. Com esse disco, acaba-se o mito de que Chico não se relacionava com o pessoal do movimento tropicalista. Nos mágicos anos 70, os dois mestres sobem juntos ao palco para homenagear uns aos outros e mostrar o melhor das duas lavras, então chegando ao auge. Um verdadeiro tesouro da história da MPB, isso sem apelar para sucessos óbvios.
6 – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte - Tribalistas (2002) - Tribalistas foi um trio musical brasileiro de MPB composto por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. Tal reunião resultou em um único álbum lançado no Brasil em 2002. Assim como a formação do grupo, o álbum não surgiu repentinamente. Tudo começou quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo estava fazendo, produzido por Brown. Para eles, o Tribalistas não era um projeto, era um sonho, um desejo que cada um tinha. O álbum foi gravado secretamente em treze dias, um para cada canção, na casa de Marisa no Rio. Seu DVD apresenta a gravação das treze faixas do álbum além de diálogos do trio no estúdio, entre uma faixa e outra. Destaque para “Velha Infância”, “Já sei namorar” e “É você”.
7. Baden Powell e Vinicíus de Moraes – Os Afro-sambas (1966) - Considerado por muitos críticos como um divisor de águas na MPB por fundir vários elementos da sonoridade africana ao samba carioca, "Os Afro-sambas" é o segundo LP lançado pela parceria Baden Powell / Vínicius de Moraes. As oito canções apresentam uma rica e singular musicalidade, que traz uma mistura de instrumentos do candomblé e da umbanda (como atabaques e afoxés) com timbres mais comuns à música brasileira (agogôs, saxofones e pandeiros).
8. Raimundo Fagner e Zeca Baleiro – Daqui Pra Lá, De Lá Pra Cá (2003) - Primeiro álbum em parceria de duas gerações da MPB, Fagner e Zeca Baleiro mostram um repertório de canções inéditas, centradas em composições da dupla, como "Um Real De Amor", "Cantor De Bolero", "Dezembros" e "Os Três Irmãos, além de parcerias com Sérgio Natureza e Fausto Nilo. O título saiu de um poema até hoje inédito de Torquato Neto, passado à dupla pela viúva do letrista do Tropicalismo. Quase todo assinado por Fagner com Baleiro, o repertório exala frescor. “Raimundo Fagner & Zeca Baleiro” é disco mais introspectivo, repleto de bonitas e melancólicas canções.
9. Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai – Cantoria II (1988) - Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai são os quatro violeiros e cantadores que se apresentam ao vivo neste álbum. É o segundo exemplar dessa grande parceria de Violeiros. Grande álbum, por sinal. Destaque para “Arrumação” e “Cantiga de amigo”.
10. Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho – O Grande Encontro (1996) - Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho rodam o Brasil. A parceria foi registrada neste disco ao vivo. Foi o primeiro trabalho de uma trilogia e vendeu mais 1 milhão de cópias. Destaque para “Coração Bobo” e “Sabiá”. Belo álbum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário