quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CLÁSSICOS DO CINEMA: “ALMAS EM CHAMAS” (1949)


2ª Guerra Mundial. Convencido de que um comandante da Força Aérea está à beira de um colapso, o General de Brigada Frank Savage (Gregory Peck) assume o comando de um tumultuado grupo de bombardeios. Inicialmente ressentidos e rebeldes, os pilotos aos poucos mudam de atitude ao notar a liderança de Savage, que os faz realizar feitos de grande importância. Entretanto o stress do comando logo é sentido por Savage, que chega ao seu limite físico e emocional.

"Almas em Chamas", de 1949, é um ótimo filme sobre a 2ª Guerra Mundial. Realizado pelo veterano cineasta, Henry King, o filme é essencialmente um estudo sobre liderança.

O roteiro de Sy Bartlett e Beirne Lay Jr. é uma adaptação do livro 'Twelve O'Clock High', por eles escrito, sobre a vida real do Major General Frank Armstrong, primeiro oficial a realizar missões de bombardeio sobre a Alemanha, em plena luz do dia, missões essas cujo 'stress' o levaram a um colapso nervoso.

Muito bem escrito e apresentando diálogos inteligentes, o filme não se mostra belicista, além de nos dar uma bela lição de humildade e humanidade, de coragem e sacrifício.

Além do ótimo trabalho realizado por Henry King, "Almas em Chamas" conta ainda com a bela música de Alfred Newman e com um elenco de primeira linha. Dean Jagger foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas a grande estrela é, sem dúvida, Gregory Peck. Merecem ainda destaques, as atuações de Millard Mitchell, Hugh Marlowe e Gary Merrill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário