sexta-feira, 23 de novembro de 2012

30 ANOS SEM O GRANDE SAMBISTA ADONIRAN BARBOSA



João Rubinato, (Valinhos, 6 de agosto de 1910São Paulo, 23 de novembro de 1982), mais conhecido como Adoniran Barbosa, foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Rubinato representava em programas de rádio diversos personagens, entre os quais, Adoniran Barbosa, o qual acabou por se confundir com seu criador dada a sua popularidade frente aos demais.

Principal compositor de samba paulista, João Rubinato teve várias profissões até participar do programa de calouros de Jorge Amaral cantando "Filosofia", de Noel Rosa, em 1933. Nessa época já tinha composições próprias, e em 1935 teve seu primeiro samba gravado, a marcha "Dona Boa", em parceria com J. Aimberê, da qual fez a letra. Nos anos 40 trabalhou na Rádio Record, já com o pseudônimo que o consagrou, fazendo personagens cômicos em radioteatro. Trabalhou em cinema e a partir de 1950 o grupo Demônios da Garoa passou a gravar diversas composições suas. Seu primeiro sucesso foi "Saudosa Maloca", de 1951. Seu estilo é caracterizado pelo linguajar típico dos imigrantes italianos do Brás, quase sempre com teor cômico e revelando a vida na periferia. Entre seus maiores sucessos estão "Trem das Onze", "Samba do Arnesto", "Tiro ao Álvaro" e "Bom Dia, Tristeza", em parceria com Vinicius de Moraes.

Para homenagear este nosso grande artista, o Outros 300 apresenta, na íntegra, o programa “Ensaio” (1972), da TV Cultura, e o especial “Por toda a minha vida” (2010), da Rede Globo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário