sábado, 24 de novembro de 2012

CULTURA: AS OPÇÕES PARA ESTE SÁBADO E PARA DOMINGO

Ainda não definiu o que fazer neste sábado e domingo? Hoje tem ópera em Vitória e amanhã tem espetáculo de dança e teatro. A cultura não para na capital e também no Outros 300. Confira as atrações:

Mozart, amor e traição nos palcos do Theatro Carlos Gomes

Um dos mais famosos jogos de amor e traição de Mozart ganha sua versão em terras capixabas. Em uma realização da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), sob a regência do maestro Leonardo David, direção artística de Francisco Mayrink e direção executiva e de produção de Tarcísio Santório, Così Fan Tutte, A Escola dos Amantes, toma forma e ritmo com um elenco especial formado predominantemente por intérpretes locais ainda em período acadêmico, visando fortalecer e disseminar o conhecimento da ópera no Espírito Santo.

Uma maratona de quatro cursos foi elaborada para desenvolver melhor a técnica em ópera com todo o elenco capixaba. Entre os cursos, destaque para: Janette Dornellas, com o curso "Forma adequada de se cantar Mozart" e Livia Sabag melhor diretora cênica de 2011, segundo XIV Prêmio Carlos Gomes, com curso cênico de qualificação em Ópera Buffa. Para a sua realização, o espetáculo contou com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) por meio do Edital de Produção de Ópera com Qualificação (Edital 014/2012).

Così Fan Tutte, A Escola dos Amantes, só foi vista como obra prima no século XX. O enredo foi por muito tempo considerado decadente. Hoje, a ópera ganhou vida própria, apreciada pela lucidez da trama e pela beleza da partitura. A música de Mozart confere ao enredo uma dimensão de grande realismo, ao explorar tanto o medo universal da traição quanto a excitação do amor inesperado.

Tudo começa quando Don Alfonso, amigo de dois jovens oficiais do exército, Ferrando e Guglielmo, afirma que não se pode confiar nas mulheres. Indignados, eles se vangloriam da fidelidade das noivas, as irmãs Dorabella e Fiordiligi. Don Alfonso propõe uma aposta para testar essa fidelidade. Os oficiais aceitam e a partir daí começam os jogos de conquista, troca de identidade e manipulação, em meio a fatos cômicos que expõe a fragilidade do amor.

SERVIÇO

Ópera Così Fan Tutte, A Escola dos Amantes
Dia 1: 24 de novembro, às 20 horas
Entrada gratuita

Dia 2: 25 de novembro, às 18 horas
Entrada: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

Classificação: 12 anos

Local: Theatro Carlos Gomes - Praça Costa Pereira, s/n, Centro - Vitória/ES
Informações: (27) 3132-8396
 

Alunos da Fafi apresentam espetáculo "Brincança" no Teatro do Sesi neste domingo


grupo de pessoas dançando
Alunos participam de oficina de dança na Fafi
 
"Brincança... O saber que não vem da experiência não é realmente saber" é o título do espetáculo que 82 alunos do curso de Dança da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi apresentarão neste domingo (25) no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. A primeira sessão será às 17 horas e a segunda, às 19 horas. A entrada é franca e a retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes de cada sessão.

Inspirado no pensamento do educador russo Lev Semenovich Vygotsky, o espetáculo aborda os gestuais das brincadeiras de infância de três gerações: a tecnológica, a urbana e a rural. Trata-se do espetáculo de encerramento do ano letivo de 70 alunos de 9 a 14 anos do Curso Básico de Dança Clássica e de outros 12 alunos do Curso de Qualificação Profissional em Dança Contemporânea.

"A expectativa é a melhor possível. É a conclusão do trabalho de um ano todo. Os figurinos estão caprichados, os alunos estão animados, ensaiando as coreografias e participando com suas famílias", diz a gerente da Fafi, Tânia Regina Alves do Carmo.

SERVIÇO 

Apresentação do espetáculo de dança "Brincança... O saber que não vem da experiência não é realmente saber"

Onde: Teatro do Sesi. Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha
Quando: domingo (25), às 17 e às 19 horas.
Entrada gratuita. A retirada dos ingressos deve ser com uma hora antes de cada sessão.
Mais informações: (27) 3381-6923

Teatro infantil e espetáculo de dança são as próximas atrações do Circulação


Ator fantasiado de duende acompanhado de diversas crianças
A atividade "Caminhada Ecológica" reúne brincadeiras de pintar, caça ao tesouro, encontros com personagens folclóricos do universo infantil
 
Bailarino no palco envolto em plástico bolha
A proposta de "Conexões" se desenvolve a partir das expressões das danças africanas e afro-brasileiras, bem como suas impressões
 
São 23 projetos artístico-culturais circulando por 36 bairros de Vitória. O Edital de Circulação de Espetáculos de Teatro, Dança, Música, Capoeira, Circo, exposições de Artes Visuais e exibição de Audiovisual, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), tem o objetivo de estimular e popularizar as artes, com vistas à formação de plateias e ao fortalecimento do mercado de trabalho artístico na cidade.

Neste domingo (25), às 10 horas, acontecerá o projeto teatral "Caminhada Ecológica em Busca do Tesouro", no Parque Municipal Pedra da Cebola, na Mata da Praia. A atividade reúne brincadeiras de pintar, caça ao tesouro, encontros com personagens folclóricos do universo infantil. Tudo isso conduzido por um duende.

Já nesta segunda-feira (26), às 16 horas, a Cia Enki de Dança apresenta seu espetáculo "Conexões" na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Stella de Novaes, que fica no bairro Grande Vitória. A proposta se desenvolve a partir das expressões das danças africanas e afro-brasileiras, bem como suas impressões.

O trabalho é uma mostra dos resultados do processo de pesquisa antropológica do corpo, realizado pela Cia, que busca refletir os paradigmas da contemporaneidade, como a vida, a água, a velhice, a natureza e a arte.

SERVIÇO

Edital Circulação de Espetáculos 2012
Teatro
Atração: “Caminha Ecológica em Busca do Tesouro”, de Marco Ortiz
Quando: domingo (25), às 10 horas
Onde: Parque Municipal Pedra da Cebola, Mata da Praia.
Dança
Atração: “Conexões”, da Cia Enki de Dança
Quando: segunda-feira (26), às 16 horas
Onde: Emef Maria Stella de Novaes. Rua Oito De Junho, 302, Grande Vitória.
Mais informações: (27) 3132-2080 

Nenhum comentário:

Postar um comentário