domingo, 18 de novembro de 2012

EDUARDO GALEANO - SANGUE LATINO



Uma das entrevistas mais profundas que já vi… Apenas para ilustrar a militância de um pensador que contribui para manter acesa a chama de algumas práticas em prol das mobilizações sociais.

Esse é o tipo de vídeo que fala por si só e não precisa de muitas explanações antes das imagens. Além disso, serve de base para formação de educadores – pensadores de um modo geral – que deixaram de ter esperança. Utopia – caminhar para algum lugar é necessário, para isso é preciso ter aspirações. Em diversas das entrevistas dessa série, nomeada como “Sangue Latino”, criada pelo jornalista Eric Nepomuceno, ele pergunta aos entrevistados como definem a questão da utopia. 

Bem, pra que você possa ver essa entrevista, permita que eu comece praticamente pelo final dela. Deixe o próprio Eduardo Galeano dizer como ele define essa palavra que está entre as que mais aprecio: A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar. (Eduardo Galeano)

(Texto de Jean Mello)





Jean Mello é educador social formado pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP, vinculado à Faculdade de Educação, educomunicador, músico, escritor e estudante de Psicologia na Universidade de Santo Amaro – UNISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário