segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GALERIA HOMERO MASSENA RECEBE EXPOSIÇÃO "DESERTO GRÁFICO".

A propósito da cotidiana tarefa de desenhar a existência


A partir do dia 21 de novembro, a Secretaria de Estado da Cultura e a Galeria Homero Massena (GHM), localizada na Cidade Alta em Vitória, apresentam a exposição "Deserto Gráfico" com os artistas plásticos Gabriel Albuquerque e Luciano Feijão, e curadoria de Julio Tigre. A exposição é formada por vinte desenhos que empregam uma linguagem contemporânea impulsionada pela relação intrínseca entre palavra e imagem.

Na abertura, que será realizada nesta terça-feira (20), às 19 horas, os artistas executarão um desenho ao vivo, previsto para ser desenvolvido até o dia 31 de dezembro, data final da exposição. Entre as atividades propostas, a GHM irá oferecer oficinas de desenho para estudantes da rede pública com os mediadores da galeria, além de um bate-papo com os artistas Luciano Feijão e Gabriel Albuquerque.

A partir da reflexão sobre a palavra-chave "deserto", os desenhos produzidos por Luciano e Gabriel, como resultados da tentativa de compreensão deste conceito, serão trabalhados sob uma narrativa particular que ao longo da produção evidenciará o desmembramento e a reorganização desta ideia.

Trabalhar com a perspectiva do "deserto" é transitar entre a paisagem concreta e a "paisagem humana", sendo esta uma compreensão sobre si mesma e sobre o sentido daquilo que escolheu fazer. Trabalhar com a perspectiva do "deserto" é também analisá-lo graficamente na intenção de compreender não só os dilemas visuais trazidos nas imagens, como também um outro entendimento dos porquês em realizá-los.

A abordagem escolhida para pesquisa dos dois artistas sugere a inseparabilidade entre palavra e imagem. "Não só não há relação de superioridade, como não há possibilidade de que uma exista sem a outra; distiguem-se, mas não se separam. O trabalho se realizará, portanto, através de um diálogo teórico e prático entre essas duas categorias (palavra e imagem), a partir dos desdobramentos da palavra-conceito escolhida", afirma Gabriel Albuquerque.

No trabalho dos dois artistas, o desenho funciona como um instrumento de análise do próprio ato de desenhar. A partir daí, são exploradas as tensões entre representação visual e verbal, possibilitando um distanciamento da mera subordinação de uma categoria sobre a outra.

Sobre os artistas

Gabriel Albuquerque é graduado em Belas Artes pela EBA-UFMG, com habilitação em Cinema de Animação, é ilustrador e professor de desenho. Trabalha como técnico em Cinema no Centro Cultural SESC/Glória, já foi professor substituto de desenho na Ufes. Realiza curtas- metragens em animação, produz gravura e desenho além de ilustrações, e coordena projetos na área de Cultura.

Luciano Feijão é graduado em Artes Plásticas pela Ufes. Entre 2008 e 2009 atuou como professor substituto do Departamento de Artes Visuais da Ufes para os cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Desenho Industrial e Arquitetura. Produz ilustrações para livros, jornais e revistas desde 2003, dentre os quais se destacam: Editora Record, Editora Abril, Folha de São Paulo e Le Monde Diplomatique Brasil. Seus trabalhos já fizeram partes de diversas exposicões coletivas e individuais.

Confira no link abaixo o teaser da exposição:

http://www.youtube.com/watch?v=6qmzByOwSkc

Serviço:

Exposição Deserto Gráfico

Local:  Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, 89 - Cidade Alta/Centro Vitória

- 20/11, às 19 horas - Abertura da Exposição com os artistas Luciano Feijão e Gabriel Albuquerque;
- 21/11, das 8 às 11 horas - Oficina de desenho para alunos da rede pública com os artistas e mediadores da GHM;
22/11, das 13 às 17 horas - Oficinas de desenho para alunos da rede pública com os artistas e mediadores da GHM;
- 27/11, às 19 horas - Bate-papo com os artistas Luciano Feijão e Gabriel Albuquerque;

Informações: SECULT-ES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário