quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TUDO EM CULTURA

O tudo em cultura de hoje destaca a chegada do documentário sobre a vida de Raul Seixas às locadoras, a abertura da Feira do Verde, a apresentação do Falcão do 'Rappa' na capital e o belo espetáculo 'Concertos na Vila' na Igreja do Rosário. Confira todas as atrações:

Divulgação


Feira do Verde recebe o 3º Festival de Bandas de Garage

A 23ª Feira do Verde, que teve início segunda-feira, dia 26, na Praça do Papa, em Vitória, traz, este ano, uma novidade bem interessante para os amantes da música: o 3º Festival de Bandas de Garage. O festival será realizado sábado e domingo e conta com extensa programação musical, além de palestras com pessoas ligadas ao mundo da música. Entre os palestrantes estão o músico e a apresentador Luiz Thunderbird, o jornalista e escritor José Roberto Santos Neves, o músico e empresário Fábio Mozine, entre outros. A entrada será 2kg de alimentos não perecíveis.

Divulgação

Francis Hime interpreta Chico Buarque no projeto 'Um Canto Solidário'

O projeto "Um Canto Solidário", idealizado pelos cantores Elaine Rowena e Márcio Neiva, completa uma década em terras capixabas com o objetivo de apoiar instituições que cuidam de portadores do vírus HIV. Sempre homenageando grandes nomes da arte brasileira, este ano não poderia ser diferente. E o escolhido para o aniversário de dez anos do projeto foi o cantor e compositor Chico Buarque, cuja obra será revisitada no próximo sábado (1º) no show "Chico: as Várias Faces de Um Buarque".Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, centro de VitóriaIngressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira)



Presépio com papai noel sentado


Presépio de Natal vai levar brilho e encanto à Praça dos Desejos

A Praça dos Desejos estará mais iluminada e alegre enfeitada para o Natal a partir desta quinta-feira (29), às 19 horas, quando será inaugurado o tradicional presépio, numa parceria entre a Prefeitura de Vitória e a Rede Tribuna de Comunicação. A inauguração, que terá a presença do prefeito João Coser, contará com queima de fogos e a apresentação dos corais infantis do projeto Tocando Encantando e do Centro Educacional Sonho Meu. O espaço poderá ser contemplado até dia 5 de janeiro, das 8 às 22 horas.

Divulgação
Filme 'Muito Além do Peso' tem pré-estreia nesta quinta-feira, em Vitória

O documentário "Muito Além do Peso", dirigido pela cineasta paulista Estela Renner, surgiu da urgência de alertar a população brasileira sobre a obesidade infantil: 33,5% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Vá láDocumentário "Muito Além do Peso". A entrada é franca para a pré-estreia desta quinta, às 19h, no Cine Metrópolis (Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória). Às 20h30, debate entre a diretora, Edgard Rebouças e a professora de Nutrição Maria del Carmen Molina.
Dois atores e uma atriz com roupas de época no palco. Ela está ajoelhada chorando
Projetos de teatro, audiovisual, dança e música de edital circulam por Vitória

Mais seis bairros de Vitória receberão atividades culturais desta quinta-feira a sábado. O Edital de Circulação de Espetáculos de Teatro, Dança, Música, Capoeira, Circo, exposições de Artes Visuais e exibição de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) segue com suas atividades. Nesta quinta-feira (29), às 15 horas, o Mercado da Vila Rubim se transforma em palco para a Folgazões Cia de Artes Cênicas com a peça "Há Judas para malhar?". A peça é uma comédia de costumes, releitura de um texto do século XIX, de Martins Pena, que mostra como Faustino, um espertalhão funcionário público e integrante da Guarda Nacional, consegue alcançar seus objetivos por meio de armações que deixam todos à sua volta com o "rabo preso". De forma divertida, a montagem mostra que, em pleno século XXI, a sociedade brasileira não mudou muito. O grupo reapresenta a peça nesta sexta-feira (30), às 20 horas, na Praça Regina Frigeri Furno, localizada em Jardim da Penha. Também nesta sexta (30), a sede da comunidade do bairro Moscoso tem a exibição do filme "Como a Noite Apareceu", às 19 horas. Filme de aventura e amor, retrata a lenda de como a noite apareceu na cultura dos índios Guarani Mybá. Às 20 horas, a quadra da escola Pega no Samba, em Consolação, recebe o espetáculo "Danças Urbanas", idealizado por Zênia de Jesus Cão. Neste sábado (1º), às 20 horas, o cineasta Ricardo Sá leva seu documentário "Procurando Madalena" à Praça de Goiabeiras Velha. O filme investiga a origem da toada "Madalena", que conquistou o mundo transformada em samba na voz de Martinho da Vila com o título "Madalena do Jucu". O cantor e compositor Elton Pinheiro se apresenta na quadra poliesportiva do bairro Sólon Borges às 20 horas, neste sábado. O artista faz o show de seu primeiro disco, "Lavrador", lançado este ano. Das finas melodias aos versos que colorem as letras e poesias, o que se escuta/lê é uma ode à canção.
Divulgação

Vitor Góes se apoia em ritmos musicais para construir 'Simphonia'

O professor e músico capixaba Vitor Góes lança "Simphonia", seu livro de estreia, na Livraria Leitura do Shopping Vitória, a partir das 19 horas desta quinta-feira. Na obra, o autor condensa ritmos musicais em uma linguagem pouco usual, que busca mais a provocação de sensações do que de significados. "Simphonia" é um romance dividido em três partes: as duas primeiras são inspiradas em Vitória e no Rio de Janeiro, respectivamente. No terceiro capítulo, o escritor abre a narrativa para um ambiente mais universal, sem amarras geográficas. Há, ainda, uma espécie de glossário – ou "intermezzo musical" (divisão entre dois atos de uma ópera), como prefere o autor – que se preocupa em explicar alguns termos incomuns do texto, elucidando lacunas deixadas pela narrativa. Tudo isso em 70 páginas.


Debate-Papo com o Escritor reúne autores do Projeto Nossolivro

Um encontro especial para discutir suas obras é a proposta do "Debate-papo com o escritor: Um dedo de prosa entre o escritor, o crítico literário e o público", iniciativa da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, cuja próxima edição será realizada nesta quinta-feira (29), às 19 horas. Na ocasião, serão reunidos os escritores Luiz Guilherme Santos Neves, Luiz Busatto, Pedro J. Nunes e Marilena Soneghet. Todos eles tiveram obras publicadas e difundidas por meio do Projeto Nossolivro - realização do jornal A Gazeta, juntamente com as Secretarias de Estado da Educação e da Cultura em parceria com o Instituto Sincades.

Divulgação

Wanda Sá e Quarteto em Cy prestam tributo ao Poetinha

Para uma, ele foi um padrinho. Para outra, um parceiro musical. Wanda Sá e Cynara (do Quarteto em Cy) têm em comum o convívio e a admiração por Vinicius de Moraes. O compositor, um dos mais importantes da música brasileira, completaria cem anos em 2013 e, por isso, ganha homenagem em turnê que roda o país com a cantora e o grupo em torno de sua obra. O show aporta em Vitória nesta sexta-feira, na Estação Porto. A entrada é franca.




Música, arte e dança integram programação do Projeto Cultura Presente

De setembro deste ano até janeiro de 2013, 11 bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória participam de um grande circuito artístico-cultural. Com cerca de 400 atividades envolvendo música, arte, teatro e dança, todas com entrada franca, essa extensa programação faz parte do Projeto Cultura Presente, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). Durante o mês de novembro, cerca de 4.300 pessoas participaram das ações do Cultura Presente por meio das apresentações artísticas e de oficinas culturais realizadas nos municípios da Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha e Viana. Nos próximos meses de dezembro e janeiro, o Projeto promete agitar ainda mais, levando cultura, arte e formação para os bairros atendidos pelo programa Estado Presente do Governo do Espírito Santo.

Divulgação
'Raul - O Início, o Fim e o Meio' chega às locadoras

"Raul, o Início, o Fim e o Meio" não é apenas mais um documentário musical. O filme de Walter Carvalho faz uma imersão total no personagem e no clima de época. Assistir a ele é experiência radical, tanto para fãs do Maluco Beleza quanto quem pensava não ligar muito para ele. De início, o que nos envolve é a riqueza do material recolhido. Imagens pouco vistas de Raul Seixas, da juventude à decadência, sucedem-se pelo filme. Mas a qualidade (e raridade) dessas imagens seria apenas uma virtude isolada do filme, caso elas não fossem potencializadas por uma montagem de fato lisérgica. O filme chega as locadoras hoje.

Concertos na Vila - Igreja do Rosário - Imagem: Zanete Dadalto

Espetáculo infanto-juvenil no 8º Concertos na Vila do ano

Há mais de um ano, a Igreja do Rosário tem sido palco de um encontro único: o Concertos na Vila, espetáculo que envolve arte integrada e música sacra e erudita, com apresentação de artistas de vários gêneros culturais como poetas, pintores, bailarinos, cantores e instrumentistas.E a noite desta quinta (29) será especial: a partir das 19h30, quem for à Igreja poderá conferir um momento de arte integrada infanto-juvenil. O Coral Algazarra, sob o comando da regente e pianista Alice Nascimento, estará cantando e encantando a plateia presente com um repertório variado. Jovens violinistas confirmaram presença, como Jholine Bonadiman e Thaís Barbosa, talentos procedentes de projetos do instituto Todos os Cantos. O corpo de ballet Ludmila Machado e o artista plástico Guilherme Merçon estará com suas belas telas.

Divulgação

Jet Dub System: Falcão apresenta projeto paralelo em Vitória

Depois de se consagrar à frente da banda O Rappa e realizar com sucesso o projeto paralelo "Falcão e os Loucomotivos", Marcelo Falcão se renova e lança o projeto Jet Dub System. O trabalho em formato "pocket" traz um artista influenciado por músicos como Jorge Ben e Tim Maia.Acompanhando de banda e do DJ Negralha, ele se apresenta nesta quinta-feira, no Royal Club, em Vitória.


Divulgação
Bandas Zé Maria e Kalifa se apresentam durante o Colibri

Sanny Lys, Marcel Dadalto, Spon e Nego Leo, integrantes do grupo Zé Maria, se apresentam no encerramento do primeiro dia do Prêmio Colibri, que começa na terça-feira, 04 de dezembro, na Pedra da Cebola. Na quarta-feira, 05, é a vez dos meninos do Kalifa fazerem o show de encerrarem das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário