sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FILME 'OS PENETRAS' SEGUNDO A CRÍTICA


É indiscutível que a estréia de 'Os Penetras' (Brasil , 2012 - 94 min. Comédia.) tem sido o assunto mais discutido da semana cinematográfica do país, além, é claro, de estar sendo muito aguardado pelos fãs. Se você gosta de, antes de prestigiar o filme, se ligar no que a crítica especializada diz acerca dele, prepare-se para as opiniões dos analistas que, diga-se de passagem, não é lá muito animadora.


'Os Penetras' não é engraçado!
Críticos apontam falhas no roteiro que deixam filme previsível e chato.

É impossível imaginar um filme com Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch, dois dos melhores comediantes do país na atualidade, que não seja engraçado, aliás, que não seja muito engraçado. Mas, segundo a crítica especializada o incrível aconteceu: Segundo eles o filme deixa muito a desejar e por fim é muito chato.

Num plano geral, segundo Allyson Oliveira do Cineweb "o filme é uma comédia que não consegue fazer rir, que não consegue achar o seu humor próprio. Às vezes, quer ser um pastelão, em outros momentos, procura, em vão, um humor sutil e sofisticado --exageremos-- à la Woody Allen" e acaba não sendo nem uma coisa, nem outra.

Mariana Ximenes vive a bela Laura. Beldade desperta paixão no personagem de Adnet

Marcelo Adnet, em entrevista, adiantava que nem sempre o humor empregado no filme era explícito "não é pastelão; não joga a piada na cara do público", acrescentando inclusive que isso o atraia ainda mais. Na mesma entrevista Adnet apontava também que o roteiro, a princípio escrito por Marcelo Vindicato, contou com a participação, e pitacos, de todos.

Contudo, segundo Claudia Ideguchi da Play TV, esse somatório deve ter sido prejudicial ao filme, pois "já com uma premissa que não é das mais empolgantes, o roteiro não se desenvolve de maneira interessante em momento algum e com certeza diminui o potencial cômico dos dois humoristas".

os penetras
Marcelo Adnet provoca divergências entre os críticos. Para alguns atuação ruim, para outros destaque total. 

Críticos divergem sobre atuação de Adnet

Ideguchi disse ainda que Adnet não conseguiu bom desempenho no papel "Adnet, indiscutivelmente um comediante extremamente talentoso, não é um ator tão competente, então falha quando o parco roteiro exige um pouco mais de expressão e interpretação. Dessa forma, com um roteiro que o limita nas piadas e o faz ainda menos engraçado, chega a ser triste notar o quanto do talento dele é desperdiçado".

Contudo Claudia livra Sterblitch "apesar dos pesares, ainda é bem sucedido ao conseguir gerar alguma espécie de conexão com o público, vivendo o meio amalucado e impulsivo Beto. O exagero na atuação funciona algumas vezes e com certeza ele é o maior responsável pelas risadas conseguidas a custo no filme". 

Já Eduardo Dorneles do Cinepop, rasga elogio aos dois atores, mas, mais uma vez, detona o roteiro "o filme é engraçado?, você deve estar se perguntando. Não. O Adnet e o Eduardo são. A única coisa engraçada são os dois. Os personagens, as situações, a maioria dos diálogos é vazio. Até mesmo seus personagens. No momento em que eles fogem das características de suas personas e se assumem, eles próprios, como protagonistas a graça surge".

os penetras
Edu se salva em meio à problemáticas quanto ao roteiro ruim.

E parece-nos que é nos dois em que temos que focar "Fãs de Adnet e Sterblitch provavelmente se divertirão à beça, então se você faz parte desse nicho, vá e prestigie seus ídolos"

A crítica de Marcelo Forlani do Site Omelete nos dá alguma esperança "Assim, a obrigação de ser engraçado o tempo todo de Marcelo Adnet e a poesia do cineasta Andrucha Waddington, que pareciam ser tão antagônicos quanto água e óleo acabam se entendendo bem. A improvável mistura entre os dois consegue resultar em algo prazeroso o suficiente para fazer os fãs do comediante darem um primeiro passo em direção a um cinema mais pensado e levar os planos mais elaborados do segundo a um público mais amplo".

Na próxima quinta-feira, sairá aqui nos Outros, a crítica da própria equipe deste blog.

Fontes: Cinepipoca, Omelete, Cineweb, Play TV Cinema, Msn, Adorocinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário