segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CRÍTICA DO VMA E DA MÚSICA AMERICANA

Neste último fim de semana aconteceu a 31ª edição do VMA's o Video Music Awards da MTV e nós acompanhamos para fazermos uma análise sobre o evento e sobre a música americana como um todo. Confira-a abaixo.

Por Sandro Bahiense


Novidades e novos rumos
VMA's apresenta novos artistas e vê antigos se reinventarem

A começar. Se há alguém que sabe elaborar uma premiação de - e sobre - música, esse alguém é a MTV! Adjetivos positivos poderiam ser desfilados aos montes para a organização da emissora. O mais interessante é que, ano sim, outro também, algum artista tira algo chocante da cartola e a gente lembrará disso por tempos.

Neste ano Beyoncé não teve uma, mas quinze (exagerando) oportunidades para isso, afinal a estrela era, digamos, a homenageada da noite e como troca presenteou aos fãs com várias apresentações de músicas de seu novo álbum (com direito a troca de roupas, bailarinas, cenários e tudo).

Veio da gata o que eu considero a cena mais marcante deste VMA. Beijo homossexual? Polêmica? Roupa curta? Uso de maconha? Nada... Para mim a cena mais marcante foi o beijo de Beyoncé em seu marido Jay Z, com os dois acompanhados por Blue Ivy, filhinha do casal. Momento singelo, mas marcante. Ainda mais no meio de uma suposta crise do casal e ainda mais no meio de um evento que conta com a participante gringa do Bonde das Maravilhas chamada de Nicki Minaj.


Prêmios

A premiação da MTV americana, ao contrário da nossa, reflete bem o gosto musical americano. Dentro disso podemos tirar algumas conclusões. Antes vejamos os principais vencedores:

Melhor Video de Grupo - 5 Seconds of Summer “Don’t Stop”
Melhor Clipe Feminino - “Dark Horse” – Katy Perry feat. Juicy J
Melhor Clipe Masculino – “Sing” – Ed Sheeran feat. Pharrell Williams
Melhor Clipe de Pop - “Problem” – Ariana Grande feat. Iggy Azalea
Melhor Clipe de Hip-Hop - “Hold On (We’re Going Home)” – Drake
Melhor Clipe de Rock – “Royals” – Lorde
MTV Artista Para se Ver – Fifth Harmony, “Miss Movin’ On”
Clipe do Ano - “Wrecking Ball” – Miley Cyrus
MICHAEL JACKSON VANGUARD AWARD - Beyoncé

Bem. Além disso incluirei a própria Beyoncé, Taylor Swift, Ariana e Nicki Minaj na análise.

'5 Seconds of Summer' é o Twister, o B5, o Felipe Dylon (multiplicado por cinco) de lá. Isso serve para mostrar que esses modismos não são demérito nosso. Não que o grupo seja ruim, a musiquinha "Don't Stop", por exemplo, é bem legal, mas duvido que eles durem por mais de cinco anos. 

"Dark Horse", de fato, mereceu todos os títulos e serve para mostrar que Katy Perry é a estrela pop mais em forma atualmente. Ed Sheeran levou a categoria masculina, mas o verdadeiro vencedor é Pharrell, que joga (com qualidade) nas onze e está em grande fase. 

Me agrada muito Drake ter levado o melhor clipe de hip hop, pois o cara vai de encontro à manjadíssima fama e imagem dos rappers americanos, ao contrário, por exemplo, de Nicki Minaj. Oras, com todo o respeito às meninas que me leem agora, mas sim, a bunda dela é muito, digamos, bonita (para amenizar). Mas achar que balançá-la de um lado pra outro é suficiente não dá né? Dentro desse panorama Ariana se mostra mais "inteira" e pronta para uma sólida carreira.


Caminho contrário de Taylor Swift que via sua carreira country romântica definhar e decidiu se reinventar. De "sertaneja" para pop. Em sua primeira apresentação dentro dessa nova roupagem deu para esperar o melhor do futuro.

Lorde é legal, e isso é fato. Mas o seu clipe ter levado o de melhor clipe de rock mostra que o ritmo está na UTI da música americana. E o Fifth Harmony realmente merece ser acompanhado com carinho.

Por fim esse álbum novo da Beyoncé promete realmente. E aquela aberração intitulado “Wrecking Ball” da Miley Cyrus ter levado o clipe do ano é de dar dó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário