sexta-feira, 29 de agosto de 2014

'DEUS NÃO ESTÁ MORTO', 'NO OLHO DO TORNADO' E 'LUCY' SÃO AS OPÇÕES DE CINEMA NESTE FIM DE SEMANA

'Deus Não está Sozinho', No Olho do Tornado' e 'Lucy' são as inéditas opções de cinema para este fim de semana. Confira um pouco mais sobre os filmes lendo a matéria completa. E aí, qual assistir?

Boa safra
Depois de período de ressaca pós Oscar finalmente temos boas opções no cinema neste fim de semana

Finalmente temos boas opções no cinema neste fim de semana, e o melhor: Dos mais variados estilos. Comédia, documentário, aventura, ação, drama, terror... Comecemos pelas estreias.

Scarlett Johansson vive personagem-título em Lucy (Foto: Divulgação)

Estreia: Scarlett Johansson tem superpoderes em 'Lucy'
Filme é escrito e dirigido pelo francês Luc Besson (de 'O quinto elemento').
Ficção científica tem situações absurdas e divertidas; ponto alto é o visual.

Scarlett Johansson tem se arriscado. Se acerta ou erra, é outra questão. Seus dois filmes mais recentes são ficções científicas na qual faz tipos estranhos, pós-humanos. Em “Sob a Pele” (recém-lançado em DVD e Blu Ray) é uma alienígena na Terra em busca de suas presas. Em “Ela”, um computador. Em “Lucy”, é uma moça normal cuja vida se transforma quando seu corpo recebe acidentalmente uma dose altíssima de uma nova droga sintética, que aumenta sua capacidade cerebral 

Escrito e dirigido pelo francês Luc Besson (“A Família”, “O Quinto Elemento”), esse não é o primeiro filme na carreira dele a trazer uma espécie de empoderamento feminino – que já estava em seus “Nikita” (1990), “O Profissional” (1994) e “Joana D’arc” (1999). Talvez nem seja possível classificar o filme como feminista, mas, ao dar poder e voz a uma protagonista mulher num filme de ação, já é algo a ser destacado. Como em seus outros filmes, o ponto alto é o visual, entretanto, há exageros estéticos e narrativos chegam a esvaziar um pouco a narrativa.

Lucy (Scarlett) se envolve numa trama improvável de tráfico internacional comandada por um coreano, Mr. Jang (interpretado pelo sul-coreano Choi Min Sik, protagonista do “Old Boy” original). A nova droga, cujos princípios ativos são os mesmos de um hormônio produzido na gravidez que age sobre o desenvolvimento do feto, cai acidentalmente na corrente sanguínea da protagonista, cuja capacidade mental cresce gradualmente até os 100%. Segundo o filme, uma pessoa comum usa apenas 10%. A personagem, no entanto, não tem tempo de se dedicar a qualquer atividade que possa lhe render algum Nobel ou riquezas. Ela se torna uma estranha figura de filmes de ação com poderes físicos e mentais que incluem a telepatia e comunicação à distância, entre outros.

“Lucy” está mais para filme de ação do que drama – o que significa, na cartilha de Besson, que há muita correria, tiroteio, pancadaria e sangue, e inexistem psicologia ou uma mínima história de vida para a protagonista. Ela é vista pela primeira vez na cena inicial, em frente a um gigantesco hotel, onde conversa com um sujeito que conheceu há pouco e que tenta convencê-la a entrar no lugar e chamar por um hóspede. Como ela não concorda, ele a obriga a entrar. Mas, para azar do rapaz, ele leva um tiro e morre contra a parede de vidro, para desespero de Lucy.

A partir de então, o filme vai crescendo em situações absurdas (um tanto divertidas, é bom admitir), que envolvem a personagem de Scarlett que, literalmente, sobe pelas paredes ou viaja no tempo – onde irá encontrar sua xará, a australopiteco cujos ossos foram descobertos na década de 1970. Já Besson empresta algo aqui e ali de outros diretores e encontra na histeria visual, narrativa e sonora a diversão que seu público aprecia.


'Deus não está morto' chega ao estado
Fé dos jovens cristãos é o tema do filme que estreou neste fim de semana na Grande Vitória
Raridade de filmes com o assunto faz com que trama seja vista com curiosidade 

A fé dos jovens cristãos é o tema do filme “Deus não está morto”, que estreou nesta quinta-feira, no estado. O longa é baseado em um livro escrito pelo pastor Rice Broocks e faz uma reflexão sobre a fé dos jovens cristãos e os caminhos até Deus. 

No filme, o estudante Josh Wheaton tem sua fé desafiada no primeiro dia de aula na universidade, quando seu professor de Filosofia exige que todos os seus alunos assinem uma declaração dizendo: Deus está morto, pois só assim receberão aprovação no final do semestre. Quando Josh se recusa, o professor desafia o jovem a defender sua crença de que Deus está vivo em vários debates durante as aulas. O elenco é composto por Shape Harper, que interpreta Josh Wheaton, por Kevin Sorbo no papel do professor de filosofia Mr. Radisson, e por David A. R. White e Dean Cain.


'No Olho do Tornado' diverte fãs de desastres naturais no cinema
Travestido como um semi documentário, filme vale mais como entretenimento
Situações inverossímeis quase prejudicam produção

Sob a direção de Steven Quale (Premonição 5, diretor assistente em Avatar), 'No Olho do Tornado' traz Richard Armitage, Sarah Wayne Callies e Matt Walsh no elenco, para mostrar a devastação que os tornados podem trazer. O filme tem sido apontado por críticos especializados como "mais um" sobre catástrofes naturais. 

A história, filmada em estilo documental, conta sobre um grupo de caçadores de tempestades que se depara com um evento meteorológico raro, uma ocorrências de vários tornados de uma só vez na pequena cidade de Silverton, nos EUA. "O novo filme é uma enorme diversão se você estiver no clima", escreveu Lou Lumenick, do New York Post. Para Ty Burr, do Boston Globe, é um filme que pode fazer rir. "Nem tudo nele faz sentido, mas para fãs de filmes de desastres, No olho do tornado tem destruição suficiente", arremata Kevin C. Johnson, do St. Louis Post-Dispatch.


Comédias e filmes de ação completam as opções
Nacional 'Vestido Para Casar' se junto a 'Sex Tape' como opções de comédia.
'Não Pare na Pista' e 'Guardiões da Galáxia' completam a lista

Além dos três filmes citados as comédias apenas razoáveis 'Vestido Para Casar' e 'Sex Tape: Perdidos na Nuvem' se juntam a lista. 'Sex Tape...' eu já vi e é bem ruimzinha.  Já a trama envolvendo a vida do escritor Paulo Coelho 'Não Pare na Pista' é bem interessante e vale uma investida. 

O destaque mesmo vai para a adaptação de HQ's da Marvel  'Guardiões da Galáxia'. A aventura é muito bem filmada, dirigida e conta com um bom roteiro mesmo se tratando de um filme de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário