quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

BOB MARLEY - 68 ANOS DE UM DOS MAIORES DA MÚSICA


Bob Marley é indiscutivelmente o nome mais sonante da música reggae. O cantor jamaicano das longas rastas, autor de músicas intemporais como 'Is This Love', 'I Shot the Sheriff', 'Get Up, Stand Up', 'No Woman, No Cry' ou 'One Love' faria hoje 68 anos, se a sua vida não tivesse sido interrompida demasiadamente cedo, aos 36 anos, devido a um cancro de pele.



Nascido Robert Nesta Marley, em Saint Ann, no interior da Jamaica. Ele era filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês Britânico descendente de judeus sírios que migrou do Oriente Médio para a Inglaterra e depois para Jamaica. E de Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. 

A música do cantor e compositor Bob Marley, que se vivo faria 68 anos, foi influenciada pelas questões sociais de sua terra natal. Ele deu visibilidade política e cultural a Jamaica, muitas vezes cantando seus problemas, angústias ou em protesto. 

Bob nasceu num país pobre e cresceu em meio à miséria. Ganhou o mundo cantando a paz, o amor e divulgando os ideais do rastafári. A sua imagem e a sua música com letras contra a opressão e a injustiça são influencia direta no comportamento das pessoas de bem ao redor do planeta. Marley foi uma das figuras mais importantes da música mundial, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX.

Veja, abaixo, uma rara apresentação de Marley tocando 'No Woman, No Cry'

Nenhum comentário:

Postar um comentário