sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TOM WAITS, O ÚLTIMO BEATNIK DA MÚSICA, COMPLETA HOJE 63 ANOS.


Tom Waits (7 de dezembro de 1949) é um músico, instrumentista, compositor, cantor e ator norte-americano. Sua voz grossa e rouca e suas letras por vezes esquisitas e intrigantes, marcam a personalidade de sua música. Sendo ativo por mais de quatro décadas, Waits possuí uma considerável obra, constituída de quase 30 álbuns (incluindo álbuns de estúdio, compilações e álbuns ao vivo), e mais de 50 participações diretas (como ator) e indiretas (compondo trilhas sonoras) em filmes. Já foi indicado a um grande número de prêmios musicais, tendo ganho o Grammy Awards por dois álbuns, a saber, “Mule Variations” e “Bone Machine”.

Misturando sua admiração pela música de Frank Sinatra, Bob Dylan e Louis Armstrong com sua paixão pelos escritos de Jack Kerouac, William Burroughs e Raymond Chandler, Waits criou um estilo de cantar que mescla frases melodiosas com monólogos falados. Assim, o cantor dá voz a personagens como a prostituta da música "Christmas Card from a Hooker in Minneapolis", que envia um cartão de Natal a um ex-namorado contando como ela está bem sem ele, mas revela, ao final da canção, que as coisas não vão tão bem assim para ela.

A música de Tom Waits não está presa a um gênero musical determinado. Pode-se facilmente encontrar em seus álbuns Rock, Jazz, Folk, Blues, dentre outros tantos gêneros e estilos musicais. Descrito como um dos últimos beatniks da música, facilmente pode-se separar a carreira do artista em dois momentos. Nos anos entre 73-83 lançou nove álbuns para a gravadora Asylum, suas canções passeam mais pelo jazz nesta época. Mesmo não chegando a um grande sucesso, ganhou notória fama cult. A partir de 1983 ele assinou com a Island Records e mudou para uma fase mais experimental, com uma nova orquestração, começando pelo disco Swordfishtrombones. Foi nessa época também que sua mulher Kathleen, começou a parceria direta com sua música.

Na década de 90, Tom Waits já possuía um fiel séquito de fãs e a crítica especializada era só elogios. Em 1992, ele levou o seu primeiro Grammy para a casa: o de Melhor Álbum Alternativo por "Bone Machine". O feito seria repetido em 2000, mas dessa vez na categoria de Melhor Álbum Folk Contemporâneo por "Mule Variations". Seu lançamento mais recente é o disco "Glitter and Doom Live", que registra um dos shows da turnê do cantor pelos Estados Unidos em 2008.

A discografia de Waits é vasta, então, para quem ainda não conhece o compositor, recomendo aqui 5 de seus grandes discos, que mostram diferentes facetas do músico:

- Nighthawks at the Diner (1975)
- Blue Valentine (1978)
- Rain Dogs (1985)
- Franks Wild Years (1987)
- Mule Variations (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário