quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SÉRIE GRANDES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL: OS MISERÁVEIS

Os Miseráveis é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo (foto abaixo), publicada em 3 de abril de 1862.


A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Disto resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche no mesmo volume) e o inspetor Javert.

O mote do livro, é claro, é a miséria, seja financeira, seja de estado de espirito. Todas as estórias dos personagens grifados no parágrafo acima acabam, em dado momento, tendo ligação com Valjean, e o livro é uma sucessão de situações pinceladas de muita aventura, comédia e amor, tudo a seu modo, e a seu tempo. Imperdivel!

Em 2002 a Editora São Paulo lançou uma versão atualizada da obra traduzida e adaptada pelo novelista e escritor Walcyr Carrasco (foto abaixo). Li a obra traduzida a muito tempo atrás e li a versão de Carrasco e posso garantir, ambas são extremamente bem escritas (inclusive indico a versão de Carrasco para quem não tem o hábito da leitura constante).

O livro é ótimo! Vale a pena ler. É diversão e entretenimento na certa!

Vitor Hugo - escritor francês que escreveu além de Os miseráveis, outras ótimas obras como O corcunda de Notre-Dame e O último dia de um condenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário