quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DIA DAS "DIVAS"

Diva. Palavra tão na moda hoje em dia para nomear qualquer cantorazinha que faça um pouco mais de sucesso. Todo mundo vira diva em algum momento, e a palavra talvez tenha se esvaziado da pompa que a cercava. Será?

Tinha isso em minha mente até esse 19 de janeiro. Nesta data três acontecimentos marcaram a história da música brasileira e mundial. Nascia a 69 anos atrás Janis Joplin e a 70, aqui em nosso estado, Nara Leão. E infelizmente morria, a 30 anos atrás, Elis Regina.

Coube a essa data, 19 de janeiro, e às cantoras acima citadas, me relembrarem ou "reconceituarem" que, sim, diva ainda é o melhor título para as divas de verdade. E aquelas outras cantorazinhas que alguns insistem em chamar-las também de divas, que aprendam um pouco com Elis, Leão e Joplin, as três de "verdade"!

Hoje o Outros 300 as homenagea com o Dia das divas.

Não morreram:

Elis Regina, Janis Joplin e Nara Leão podem ter sumido da face da terra, mas nunca nos corações dos fãs. Em virtude de datas tão emblemáticas as três ganharam (ou ganharão) homenagens póstumas.

elis regina
Gravação inédita, cd e turnê de homenagem marcarão os 30 anos sem Elis

Nos 30 anos da morte da cantora, uma gravação inédita da música Comigo É Assim, interpretada pela da estrela da MPB, foi encontrada nos arquivos da gravadora Universal. A faixa é uma sobra do disco Elis Como e Porque, de 1969. A canção estará no álbum de raridades da caixa Elis nos Anos 60, que será lançada este mês, com 12 CDs da cantora. Assim como os CDs, uma turnê foi anunciada para homenagear a Pimentinha. A estrela dos espetáculos gratuitos com repertório de Elis será a própria filha da cantora, Maria Rita. Será a primeira vez que Maria Rita fará um show composto somente com músicas da mãe. Serão cinco shows em cinco cidades diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre), todos gratuitos. O primeiro deles está marcado para março, em local ainda não divulgado.

Imagem
Álbum ao vivo de Janis previsto para sair em março

Institulado "Live at the Ballroom Carousel 1968," este álbum póstumo reúne 14 faixas ao vivo da coleção pessoal de 'Bear' Owsley Stanley, que gravou pessoalmente este show em 23 de junho de 1968.
Confira o tracklist:
1. Combination Of The Two
2. I Need A Man To Love
3. Flower In The Sun
4. Light Is Faster Than Sound
5. Summertime
6. Catch Me Daddy
7. It’s A Deal
8. Call On Me
9. Jam – I’m Mad
10. Piece Of My Heart
11. Coo Coo
12. Ball & Chain
13. Down On Me
Bonus Track:
14. Call On Me (Saturday Show—June 22, 1968)

Nara Leão
Mais dois cd's coletâneas de Nara Leão foram lançados

Os cd's de coletâneas normalmente chamados de "perfil" ou, muito originalmente, de "o melhor de" de Nara Leão foram lançados e já se encontram nas melhores lojas do ramo. (fotos abaixo) Detalhe para o último "Onde brilham os olhos" que é um cd homenagem cantado pela ótima Fernanda Takai, imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário