segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"PROCURA DO ROMANCE" NOVO LIVRO DE JULIÁN FUKS

Livro Um mundo brilhante de T. Greenwood

"Procura do Romance" é a nova obra do premiado escritor argentino Julián Fuks que chega às livrarias capixabas nesta semana. O livro conta a estória de Sebastián, um escritor em visita a Buenos Aires, na Argentina, que retorna ao velho apartamento onde viveu dois anos de sua infância. Ele, no entanto, não busca apenas evocar o passado remoto a fim de reencontrar-se consigo mesmo, com suas raízes, mas também saber se relacionar com a ânsia de encontrar uma história - angústia comum no universo literário -, ou se deparar com algo que impulsione o seu processo de escrita. Eis Sebastián, jovem autor em meio a um bloqueio criativo. É em torno dele que gira a narrativa do livro.

Ao longo desta narrativa psicológica, experiências sensoriais (cores, cheiros, texturas etc.) ganham destaque, evocando velhas recordações de sua infância - Sebastián lembra-se sobretudo da mãe, de sua relação com ela e do distanciamento forçado que lhe foi imposto durante o período em que ela ficou de cama, recuperando-se de um grave acidente.

Chama a atenção a habilidade de Fuks em fazer pequenos detalhes saltarem aos olhos do leitor - ruídos sutis, uma luz que atravessa a janela, um leve toque... As palavras cumprem o papel de uma câmera filmando em close.

Há ainda uma inquietação que permeia a passagem de Sebastián pela Argentina. Deslocamento, não pertencimento. Talvez haja algo de autobiográfico em "Procura do Romance". Paulistano, Julián Fuks é filho de argentinos exilados no Brasil. Por isso, a suspeita fica no ar. Mas é apenas especulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário