quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CRÍTICA. MICHEL TELÓ É 1º LUGAR EM 18 PAÍSES DO MUNDO. PORQUE?


Saiu no Notícia Agora de hoje que o cantor paranaense Michel Teló está em primeiro lugar em 18 países do mundo. Porque que isso acontece? Temos algumas explicações.

Vi alguns posts de analistas especializados com Odair Del Pozzo (do R7), Guilherme Stoliar (do Yahoo) e Guilherme Aydar (do Uol) para ver se o meu pensamento a respeito de Ai se eu te pego era só meu ou mais gente compactuava comigo. Felizmente não sou o único a achar a música uma m... quer dizer, uma droga.

Deixemos o Brasil por último. Teló está em primeiro baseado na lista da ITunes um site de downloads da net. Na Europa o paranaense é febre (conforme a foto comprova). Porque? Primeiramente porque a exceção de Portugal ninguém fala português (a versão que faz sucesso lá é a Português mesmo e não a escrota versão em inglês que o cantor fez), ou seja, ninguém entende a complexidade (e estou sendo 101% irônico aqui) da letra. Da mesma forma que Rihanna, Lady gaga, Britney Spears também fazem sucesso, afinal não são tantos que falam inglês assim, ou seja, só ouve uma troca: do inglês para o português.

Cristiano Ronaldo dançando o hit. Provavelmente brasileiros do time o "mal influenciaram"

Depois porque, acreditem, os fãs foram instigados por jogadores de futebol. Os brasileiros dançam a coreografia e impulsionaram a curiosidade dos torcedores e uma coisa levou a outra. Outro fator foi o ritmo. Essa mistura de breganejo + forró + axé + não sei o que, é evidentemente dançante, único fator que parece importar os europeus. Mais um fator? Lá, assim como aqui, é verão, ou seja, pede, implora, por algo dançante. O último fator: O povo é brega em qualquer lugar do mundo.

Soldados americanos dançam ridiculamente a coreografia. Mau gosto é mal mundial

E no Brasil? Essa mistura atingiu em cheio a uma população que detesta pensar e que foge como diabo da cruz de complexidades. Por isso letras pequenas e refrão pegajoso e de duplo sentido é o que há. A mistura do "romântico" da música sertaneja com o balanço do forró, axé, pagode, juntou as "tribos" numa só e quadriplicou o público (e o sucesso) de cantores deste estilo.

Acredito que esse sertanejo pop dançante será uma fase igual foi a lambada e que daqui a alguns (poucos) anos quando perguntarmos quem era Teló, Santana e Gusttavo Lima ninguém se lembrará. Se isso não for uma febre passageira o jeito será eu me mudar para a Groelândia. Espero que ninguém venha me pegar por lá, se não me matará (de verdade).

9 comentários:

  1. Minha opnião é que, gosto... é como religião e/ou time de futebol: vc pode criticar, mas, porque meu gosto deve ser igual ao dos outros e vice-versa? Moda? Mesma coisa: posso seguir uma moda ou não. Porém nada impede de se criticar algo já todos somos livres neste país até onde vai o direito do outro .
    Sobre Michel Teló, eu digo que ele tem mais é que aproveitar esta fase e faturar já que o cara batalhou desde criança para conseguir um lugar no Sol do sucesso.
    Também não podemos esquecer que a mídia sempre joga muitos conteúdos na nossa cabeça: basta selecionar ou trocar de canais...
    Ahhhhhh!sobre o porquê do sucesso de Michel Teló? sorte.....
    Abraços!

    By: Jimmy Fábian

    email:jimmyfabianmiranda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. concordo..mas na Europa, ao contrário daqui, eh inverno!

    ResponderExcluir
  3. Ólha só sei q este cantor não me agrada, as musicas são sem fundamento eainda dizem q é setanejas, kkkkk
    bay
    só lembrando, não entendo de musica,,, mas nem precisa né

    ResponderExcluir
  4. Sandro, seu comentário é preconceituoso. Particularmente, tb não aprecio este tipo de música, entretanto, gosto é gosto e não se discute. Se outras pessoas gostam de ouvir e dançar tais músicas, temos que aceitar, respeitar suas escolhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais as pessoas devem aprender ouvir coisas boas,quando se vai a uma escola vc aprende o que deve aprender para se tornar um cidadão de bem não o que vc acha que deve aprender.Por isso as pessoas devem ouvir o que precisam ouvir não o que querem ouvir!

      Excluir
  5. o que esse cara entende de pegar,matar delicia essa letra é irrelevante pouco conteúdo muita besteira!

    ResponderExcluir
  6. Cara você fica ridicularizando a música dele mas já parou pra ver a tradução das americanas e tocam direto no nosso pais ? Acho a música dele ótima comparado as traduções das americanas. Deveria valorizar mais seu pais não é qualquer um que faz sucesso em 18 paises e vai crescendo cada vez mais .

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você esse merdinha desse cantor é um lixo

    ResponderExcluir
  8. Deixa o cara fazer sucesso, você (como brasileiro) deveria (gostando ou não) era ficar orgulhoso de um cara do seu país que, se nao me engano, o primeiro a fazer tanto sucesso la fora com a língua portuguesa. Assim vc como brasileiro deveria apoiar o cara. A musica é melhor que macarena q vc dançou tanto e não reclamou da letra. É! desse jeito q vc é,,é melhor você mudar pra Groelândia logo.

    ResponderExcluir