Além das manifestações tradicionais que acontecem durante a Folia de Reis, como Cortada de Mastro, procissão de bandas de congo, shows e missa, a Festa de Reis Magos,
A obra começou a ser recuperada em 2010, pelo Núcleo de Restauração da UFES, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, nesta sexta, 6, volta ao local de origem, o retábulo de madeira entalhada postado no altar-mor do Monumento Igreja e Residência de Reis Magos.
A secular obra de arte será apresentada para a comunidade às 21 horas, depois da realização de uma missa na Igreja de Reis Magos. A seguir, haverá a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura da Serra e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O quadro, de autor desconhecido, mede 1,84m por 1,26m, foi pintado com óleo sobre madeira e já passou por duas restaurações, nas décadas de 40 e 80 do século passado. No trabalho feito pelo Núcleo de Restauração foram recuperadas, além da própria estrutura de madeira, áreas com grande quantidade de cera e danificadas por galerias de cupim.
A obra ilustra a passagem bíblica em que o menino Jesus, amparado pela Virgem Maria e por José, recebe presentes de Baltazar, Melchior e Gaspar, os três Reis Magos.
Veja a programação completa para o dia 6 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário