quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SERRA: FERIADÃO CHEIO DE OPÇÕES


Quinta-feira (15) é feriado, data em que nós, brasileiros, comemoramos a Proclamação da República. Para muita gente será um feriado prolongado de quatro dias, ou seja, uma grande oportunidade para se divertir, viajar e relaxar. Opções para isso na Serra não faltam! Se você é turista, venha conhecer e visitar a cidade. Se você é morador, uma simples pergunta: conhece todas as belezas do nosso município? Se a resposta for não, já está na hora de apreciar o que tem de bom bem pertinho da sua casa.

Lazer, belas paisagens e praias, entretenimento, variedade gastronômica, paz, religiosidade e diversão não vão faltar no feriado. A Serra conta com grandes atrativos como a Igreja de Reis Magos, a Casa de Pedra, o Restaurante da Lagoa Joara, o Mestre Álvaro, os vários pontos do circuito do agroturismo, o Parque da Cidade e, é claro, sem nunca esquecer dos inúmeros e belíssimos balneários. Variedade não falta, tem para todos os gostos e faixa etária, vale a pena conferir.
Falando em balneários, nosso município possui um litoral com 23 km de puro desfrute com muito sol e gente bonita. Nossas praias começam em Carapebus, ao sul, bem próximo a Vitória, até Nova Almeida, divisa com Fundão. Atrativos inúmeros que acolhem milhares de turistas durante o ano inteiro, principalmente no verão.

Falando em balneários, nosso município possui um litoral com 23 km de puro desfrute com muito sol e gente bonita. Nossas praias começam em Carapebus, ao sul, bem próximo a Vitória, até Nova Almeida, divisa com Fundão. Atrativos inúmeros que acolhem milhares de turistas durante o ano inteiro, principalmente no verão.

Parque da Cidade - Localizado entre as avenidas Guarapari e Norte Sul, na divisa dos bairros Laranjeiras, Valparaíso e Jardim Limoeiro, o Parque da Cidade funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 6 às 21 horas. O local conta com área para eventos, duas quadras poliesportivas, quiosques, quadra de tênis, campo de futebol soçaite, pista de skate, ciclovia, pista de caminhada, dois viveiros, playground, banheiro público e estacionamento para 200 veículos.

Igreja - A Igreja e Residência dos Reis Magos situa-se na parte alta de Nova Almeida, 40 metros acima do nível do mar. De suas janelas ou de seu mirante é possível ver todo o entorno da bela região. De 1615, o monumento é um dos mais antigos do Brasil. No altar da Igreja encontra-se um retábulo finalizado possivelmente em 1702. No centro do retábulo, pode-se ver o quadro “Adoração dos Reis Magos”, considerada a primeira pintura a óleo sobre painel de madeira do Brasil e restaurada recentemente. O local ainda possui um espaço para exposições artísticas. Funciona das 9h às 19h.
Ainda no litoral, a próxima atração é a Casa de Pedra. De autoria do artista plástico Neusso, a Casa de Pedra é um monumento construído artesanalmente com madeiras e pedras retiradas do mar. No interior da residência, o artista expõe esculturas feitas em madeira com a mais variadas formas, tendo sempre como enfoque a natureza. A casa fica na região de Jacaraípe, nas proximidades do bairro São Francisco. A chegada é pela Rodovia ES-010.

Restaurante da Lagoa Joara - A bela Lagoa Joara faz parte da bacia hidrográfica do Rio Jacaraípe e abriga o Projeto Tilápia, que envolve a criação do peixe em tanques-rede e também a venda de produtos relacionados ao pescado num Restaurante. O local funciona de quarta-feira a domingo, das 8 às 18 horas. Porém, na semana santa abrirá todos os dias. Além da bela visão da lagoa, o local oferece uma variedade de produtos baseados na tilápia.
Para se ter uma idéia as opções incluem: moqueca para quatro pessoas, acompanhada de arroz e pirão; tilápia frita, servida com banana, batata frita e arroz; filé de peixe servido com banana, batata frita e arroz. Caso queira, o visitante também pode levar o produto para casa. Em frente ao Restaurante há uma peixaria que comercializa o quilo do produto limpo.
Além dos atrativos, como a degustação de tilápia à beira da lagoa, rodeada de verde, tendo o Mestre Álvaro ao fundo, outro ponto positivo da ida ao local é que a renda da venda de produtos é revertida para a Associação dos Pescadores da Lagoa Joara. A Associação é uma cooperativa que envolve trinta famílias de pescadores da Região de Jacaraípe. O telefone do restaurante é 3252-3747.

- Circuito Pitanga

Fazenda Rosiqueli: Café colonial com variedade de bolos, cuscuz, arroz doce, banana da terra, batata doce, tortas e sucos naturais de frutas colhidas na própria fazenda.
Funcionamento:Através de agendamento. O restaurante funciona sexta-feira, sábado, domingo e em todos os feriados nacionais.

Contato: (27) 3341-1161 Srª Celina Ribeiro

Sítio Ouro Velho: Região bucólica localizada no entorno sul do Mestre Álvaro, à margem da BR 101 Norte, onde o visitante pode passar o dia no campo e almoçar no aconchegante restaurante de comida caseira, descansar no redário, aproveitar a vista enquanto as crianças se divertem no parquinho.

Funcionamento: Sexta-feira, Sábado, Domingo e em todos os feriados nacionais, das 9 h às 17h. Agendamento para grupos no restante da semana.

E-mail- sitioourovelho@hotmail.com

Contato: (27) 3341-1476 / 9932-5125 Srª Suely Ribeiro e Sr. João Carlos

- Circuito Guaranhuns

Sítio Recanto do Mestre Álvaro: Localizado em Serra Sede, no entorno norte do monte Mestre Álvaro. Passeios por trilhas ecológicas, banhos em bica natural, passeio a cavalo ou de charrete e deliciosa comida no fogão à lenha. Oferece ainda hospedagem.
Funcionamento: Sexta-feira, Sábado, Domingo e feriados nacionais, das 10h às 17h.
Contato: (27)3074-7445 / 9839-5484 - Srª Maria Helana

Sítio Morro do Céu: Localizado em Serra Sede. Passeios por trilhas ecológicas, banhos em bica natural, passeio a cavalo ou de charrete, visitação ao bromeliário. Possui espaço para retiro em grupo. Ligar com antecedência.
Funcionamento: Para visitas a partir das 9h, com agendamento. Para hospedagem através do telefone.

Contato: (27)9947-6725 - Srª Francisca

- Circuito das Águas

Rancho Serra Azul: Sete lagoas para pesque-pague, restaurante, duas áreas com churrasqueiras, parquinho, animais e trilhas.

Localização: Final da Avenida Guarani, s/n, Jacaraípe

Funcionamento: Sexta-feira, sábado e domingo, self-service, das 9h às 17h.
Programação musical sábado e domingo.

Contato: (27) 3252-6003 – Roberto Comper

- Circuito Muribeca

Sítio Vista Linda: Localizado à margem da BR-101, ao norte da cidade da Serra, o sítio oferece lazer e uma deliciosa comida caseira, onde o turista pode encontrar, entre outras atrações, cavalos, criação de animais, trilhas, mudas de plantas ornamentais e produção de compotas e licores.

Funcionamento: Sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 17h. Agendamento para grupos no restante da semana.

Sítio Cata Vento: Pousada rural que oferece passeio ecológico. Piscina de água tratada, uma bica de água de nascente para banho e campo de futebol.

Funcionamento: através de agendamento.

Contato: (27) 9983-2498- Srª Fátima

Sítio São José (Casa de Oração Rainha da Bênção): Foi construída no ano de 2000, para acolher as pessoas que vinham rezar junto à gruta já existente desde 1995, em busca de paz e cura.

Contato: 3074-2640 Sra. Marília Pupe

- Circuito Chapada Grande

Sítio Chapadão: Localiza-se à margem da BR-101 Norte, km 241, a 12 Km de Serra Sede. Oferece um espaço para eventos e hospedagem de grupos, além de trilhas ecológicas. Possui estacionamento, churrasqueira, fogão a lenha, piscina e uma casa com capacidade para até 25 pessoas.

Funcionamento: através de agendamento.
www.fotolog.net/sitiochapadao

Telefone: 8146-5266, 9800-5266– Sr Adwalter Nicolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário