sábado, 24 de dezembro de 2011

10 ANOS DE TRILOGIA DE "O SENHOR DOS ANÉIS"





Dez anos passam rápido não!? Parecia que foi ontem mesmo que fui ao cinema ver o Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, a primeira adaptação para o cinema de um grande sucesso literário de J.R. R. Tolkien. E por que falar de O Senhor dos Anéis? Caros amigos temos que admitir que essa trilogia figura entre as melhores e as mais bem sucedidas na história do cinema.

Não há o que discutir, Tolkien foi um gênio. Alcançou grande público e sua obra foi traduzida para vários idiomas. Seu conjunto de livros tornou-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX. Mas já que o assunto aqui é a adaptação cinematográfica, vamos a ela então!

Existe uma legião de fãs incondicionais (assim como eu) que adora a obra de Tolkien, adora as adaptações, adora tudo do universo da terra média! Não há como não se apaixonar pelo encanto da terra média. Isso em um livro é uma coisa, mas a possibilidade de você observar aquele universo recriado que só o cinema te proporciona, e nesse caso, O diretor do filme, Peter Jackson nos proporcionou, é realmente incrível.

Até a trilogia do senhor dos anéis, Peter era um, digamos, “desconhecido”, ainda no ramo da direção. Um desconhecido que depois do sucesso do primeiro filme ganhou as atenções do mundo todo. O primeiro Senhor dos Anéis somou mais de 800 milhões e ainda levou 4 estatuetas no Oscar. O segundo somou mais de 900 milhões e levou 2 estatuetas, bom, o terceiro nem precisa falar pra quem é fã né?! Foi aquele “arrasa quarteirão” levou tudo que concorreu no Oscar: 12 estatuetas no total, incluindo melhor filme e está entre os cinco filmes de maior bilheteria de todos os tempos. Realmente um CLÁSSICO, com direito a maiúscula.

A trilogia como um todo, é esplendorosa. Tem sua particularidade e sua contribuição, mas o terceiro filme: O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, não há como não se arrepiar com as batalhas e os discursos, não há como não chorar e se emocionar com cada sofrimento dos personagens. É uma obra épica, magistral, com uma infinidade de adjetivos que não caberiam aqui. Adoro a atuação de todos os atores, mas há aqueles atores que não tem nem o que discutir, se destacam na obra, dão um “toque de mestre” que faz com que o filme seja marcante e tenho por mim, atores que fizeram isso muito bem nessa saga de Frodo, como: Ian Mckellen (Gandalf), Miranda Otto (Eowin), Viggo Mortensen (Aragorn),
John Rhys-Davies (Gimli) e é claro Andy Serkis (Gollum/Smeagol). Pra mim eles foram marcantes.

Outras situações se destacam muito no filme: A trilha sonora que é realmente linda. Sugiro que escutem a trilha. É uma “viagem sonora” para a terra média. A maquiagem que é perfeita gente! E também o figurino. Muito bem feito!

Sei que adaptações não são realmente fiéis ao livro, mas Peter Jackson conseguiu fazer com que senhor dos anéis beirasse à perfeição nesse quesito. Extremamente competente, dirigiu toda a trilogia consciente do que ele achava que poderia ser o mundo concebido por Tolkien, e ele acertou em cheio!

Nessa comemoração de 10 anos da obra cinematográfica de O senhor dos Anéis, em nossas vidas, o agradecimento por Peter ter nos brindado com obra tão perfeita, é mútuo. O universo criado por Tolkien e adaptado por Peter Jackson jamais sairá de nossa memórias e de nossos corações. O senhor dos Anéis me marcou e marcou uma infinidade de pessoas. Há quem não consiga ter a “paciência adequada” para o filme, mas para estes: “não são dignos do universo magnífico do Senhor dos Anéis!”

Um comentário:

  1. Perfeito o seu comentário! sou fã da trilogia, e senti um pouco de nostalgia nesse final de semana, depois que eu assisti o trailer do hobbit, lembrei das filas, da galera empolgada com a estreia do filme, foi realmente o melhor de todos os meus momentos no cinema, foi muito bom ver o primeiro e saber que ainda haveria mais 2, o ruim era esperar um ano!
    a trilha sonora eu comprei em uma importadora em minha cidade, e não foi barato, e foi uma das melhores compras que já fiz, sempre estou ouvindo! muito obrigado por nos fazer relembrar desse que é o melhor e mais completo clássico do cinema!

    ResponderExcluir