quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

AS DEZ MELHORES REGRAVAÇÕES DO REI


Pela segunda vez nestes últimos vinte anos não tivemos o especial do rei Roberto Carlos na tv (no lugar houve a reprise de um show gravado em Jerusalém e já exibido no meio deste ano), mas o Outros 300 não quer deixar você sem nada do rei. Mas faremos melhor: Em vez das já manjadas Emoções, Como é grande o meu amor por você e Detalhes, nós vamos mostrar um Roberto diferente. Listamos dez músicas que foram regravadas pelo Cachoeirense. Tem regravação de Luiz Ayrão, Antônio Marcos, Benito de Paula... Garanto que é um Roberto bem diferente do dos especiais. Também entende-se como regravação aquelas músicas que estavam nos repertórios de outros artistas e não foram regravadas. Ao final de cada estória sobre a música listada há o link para você ler a letra e ouvir a canção. Esse top dez será uma brasa, mora?

10º O calhambeque = Composição individual (nada de parceria com o rei) de Erasmo Carlos. Agora, detalhe para o que eu vou contar: O Tremendão simplesmente desprezou a letra de "Road Hog" (que falava de um motorista irresponsável que acabava preso pelo xerife no final da música) que preferia seu velho calhambeque a um cadillac. A imagem do calhambeque virou marco da Jovem Guarda e dali Roberto Carlos virou Roberto Carlos. Ou seja, o cara faz a fama com a sobra do amigo. É ou não é um cara de estrela esse Roberto Carlos Braga?

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48644/

Roberto brincando com um mini calhambeque. Carro virou símbolo da Jovem Guarda

9º Não vou ficar
= Composição do parceiro do The Sputnicks Tim Maia. Sim, o rei já teve uma banda com o Tim!!! Roberto Carlos gravou a canção "Não Vou Ficar", para o álbum Roberto Carlos (1969). A canção também fez parte da trilha sonora do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/277000/

Foto rara. Roberto Carlos e Tim Maia na banda The Sputnicks

8º Mucuripe = Composição de dois grandes gênios da música nacional: Fagner e Belchior. Ficou famosa na voz do cantor cearence. Posteriormente Roberto a regravou. O rei e Fagner fizeram um belo dueto desta música nos anos 90.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/710506/

Roberto Carlos e Fagner. Parceria de longa data que rendeu dueto nos anos 90

7º Quero ver você de perto
= Música de 1975 composta por Benito di Paula. Coroou a grande fase do cantor e compositor fluminense na época, pois fez grande sucesso na voz do rei. Vários outros artistas regravaram essa música posteriormente.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/710512/

Benito di Paula. Grande fase como compositor coroada com gravação de Roberto

6º Nossa canção/Ciúme de você = Composições de Luiz Ayrão que começou sua carreira como autor de diversas músicas românticas cantadas pelo pessoal da Jovem Guarda, dentre elas, é claro, Nossa Canção e Ciúme de você, dois dos grandes sucessos do rei nos anos 70. As músicas tiveram diversas outras regravações que vão desde a doce voz de Vanessa da Mata até ao pagode romântico de gosto duvidoso do Raça Negra, por exemplo.

Clique aqui para ouvir a música Nossa Canção: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/473352/

Clique aqui para ouvir a música Ciúme de você: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/182204/

Luiz Ayrão e Roberto. Compositor "municiou" artistas da Jovem Guarda com músicas românticas

5º Eu te amo
= Talvez pouca gente tenha a ouvida em sua voz. A composição é dos Beatles. Roberto capturou a música e ajudou a traduzi-lá para o português, regravando-a. Muito da estética da Jovem Guarda foi tirada da inspiração que os Beatles traziam da Europa. Além do rei diversos outros artistas regravaram Eu te amo, dentro eles com mais sucesso Zezé di Camargo e Luciano nos anos 90.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48600/

Beatles. Inspiração até para o maior de nossa música.

4º Como vai você?
= Composição de Antonio Marcos e Mário Marcos. Música gravada originalmente por Roberto Carlos em 1972, vendeu mais de 700 mil discos compactos, uma enormidade para a época. Gravada em 1973 pelo próprio Antônio Marcos, e no mesmo ano por Evinha e Maria Bethânia, em 1975 por Nelson Gonçalves, em 1982 por Cauby Peixoto em parceria com Ângela Maria e diversas outras gravações sempre com grande sucesso.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48571/

"Toninho" como Roberto lhe chamava, e o próprio. Excepcional carreira de Antônio Marcos cessada por causa de graves problemas com a bebida

3º Esqueça = Composição do americano Mark Antony foi traduzida para o português por Roberto Corte Real, amigo de Roberto, e dada ao rei de presente. Como "contra-presente" Roberto lhe deu uma belíssima interpretação. Fez parte do álbum "Roberto Carlos" de 1966.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48590/

Roberto Corte Real, amigo traduz Esqueça e a dá de presente ao rei.

2º "Outra vez" = Pouca gente sabe, mas essa música não é de Roberto, ela foi fruto da brilhante compositora Isolda, uma paulistana muito talentosa que fez razoável sucesso na compania de seu irmão, parceiro de composição. Com a morte dele, ela compôs nesse mesmo ano sua primeira música sem sua parceria: "Outra vez" que tornou-se seu grande sucesso na gravação de Roberto Carlos e que teria inúmeras gravações de outros artistas como Altemar Dutra, Simone, Emílio Santiago e outros além das gravações no exterior de Pepino de Capri, Armando Manzanero e Ray Conniff.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48659/

Isolda. Compôs uma das músicas mais lindas já cantadas por Roberto

1º Força estranha = Grande composição de Caetano Veloso foi cantada por Roberto, sendo um de seus grandes sucessos da década de 70. O rei a cantou em diversos idiomas como: Inglês, espanhol e (belissimamente) em italiano. Com prova de amizade Roberto, posteriormente, compôs Debaixo dos caracóis para Caê. Força estranha é umas das músicas mais bem interpretadas por Roberto dentre todas.

Clique aqui para ouvir a música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/204986/

Um bônus: Força estranha em italiano

Clique aqui para ouvir a música em italiano: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/1651767/
Caê e o rei. Debaixo dos caracóis vira presente de Roberto para o baiano.

Um comentário:

  1. Também discordo. A maioria dessa musicas foram gravadas pela primeira vez pelo rei, portanto não se tratam de regravações.

    ResponderExcluir