segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SERRA: LANÇAMENTO DO LIVRO "GRANDES EPISÓDIOS OCORRIDOS NO ESPÍRITO SANTO"


‘Grandes Episódios Ocorridos no Espírito Santo’ é o nome do livro da autora Kátia Bobbio, que será lançado na terça, 27, às 9 horas, na Casa de Congo do Mestre Antônio Rosa, em Serra Sede. É mais um título publicado com patrocínio da Lei de Incentivo Cultural Chico Prego. A Banda de Congo Mirim Konshaça, do Centro da Serra, participa do evento.

Além da Insurreição de Queimado, que tem Chico Prego, Eliziário e João da Viúva como expoentes, a cordelista Katia Bobbio conta ‘A Batalha do Cricaré e a Morte de Fernão de Sá’; ‘A Invasão Holandesa no Espírito Santo e a Heroína Maria Ortiz’; ‘O Naufrágio do Navio Imperial Marinheiro’ e o Caboclo Bernardo.


A Literatura de Cordel, que tem
em Katia Bobbio uma grande expoente, é também conhecida como folheto, e trata-se de um gênero literário popular, escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos, segundo definição da Enciclópedia Wikipedia. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes, em Portugal.

No Nordeste
do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Também segundo a Wikipédia, o cordel remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais.

Serviço:

Lançamento do livro Grandes Episódios ocorridos no Espírito Santo
Dia 27, às 9 horas
Casa de Congo Mestre Antônio Rosa
Praça João Miguel, s/nº, Serra Sede
Telefone 3251 5870

Nenhum comentário:

Postar um comentário