sábado, 17 de dezembro de 2011

LIVRO "A INVENÇÃO DE HUGO CABARET"



O filme "A Invenção de Hugo Cabret", dirigido por Martin Scorsese, chegará às telas brasileiras em fevereiro de 2012. Enquanto isso, o público brasileiro pode conferir o romance homônimo de Brian Selznick, do qual o longa-metragem foi adaptado.

A história se passa em Paris, em 1931. Órfão de 12 anos, Hugo Cabret vive escondido numa estação de trem, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função antes exercida por seu tio desaparecido. À noite, com peças de brinquedos que furta de uma loja da estação, ele tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo. Ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle.

Filme A Invenção de Hugo Cabret
Hugo Cabret cuida da manutenção de relógios gigantes

O pano de fundo histórico é ponto forte do livro, que trata da Belle Époque francesa, da revolução industrial e do surgimento do cinema. Há inúmeras referências a fatos como a Exposição Mundial de Paris (1931), o acidente da estação de trem de Montparnasse (1895) e à obra de mestres do cinema como Charlie Chaplin e Jean Renoir.

Confira:
A Invenção de Hugo Cabret
Brian Selznick
Edições SM, 534 páginas
Tradução de Marcos Bagno e ilustrações de Brian Selznick
Preço médio R$ 42

Um comentário: