sexta-feira, 13 de abril de 2012

BIBLIOTECA PÚB. EST.: ESCRITOR PAULO ROBERTO SODRÉ LANÇA LIVRO NA PRÓXIMA QUINTA. CONFIRA!


A morte é o tema central de “Senhor Branco ou o Indesejado das Gentes”, livro cobrado no vestibular da Ufes deste ano. Lançado inicialmente em 2006 e esgotado, o livro volta este ano às livrarias. Ele faz parte de Poemas Desconcertantes seguidos de Senhor Branco ou o Indesejado das Gentes, uma compilação de cinco livros escritos pelo professor do Departamento de Línguas e Letras Paulo Roberto Sodré. O lançamento será na próxima quinta-feira, 19, às 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual.

“Poemas Desconcertantes” é composto de três livros inéditos (Poemas do desconcerto, de 1993; Poemas ridículos (ele passeia em beleza), de 2003; Anotações de viagem, de 2010) e de dois publicados e esgotados: De Ulisses a Telêmacos e outras epístolas, de 1998; e Senhor Branco ou o indesejado das gentes, de 2006. Com influências de poetas como Dom Dinis, García Lorca, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, os livros trazem principalmente poemas sobre o tempo, os impasses eróticos e os sentidos das paisagens.

Às vésperas de completar 50 anos, o autor ironicamente abre o livro contando que a resolução da publicação veio com o propósito de esvaziar as gavetas antes do aniversário. Segundo ele, trata-se de uma imprudência e um capricho. O prefácio do primeiro livro, entretanto, vem assinado por Massaud Moisés, grande estudioso das letras, que afirma ser a poesia oblíqua como o sol que não pode ser olhado diretamente por precisarem de metáforas; o do quinto livro, de Fernando Mendes Pessoa, renomado doutor em Filosofia da Ufes, pondera sobre os poemas de Senhor Branco como texto que, "por se ocultar, deve ser entrevisto desnorteadamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário