segunda-feira, 16 de abril de 2012

MAES RECEBE MOSTRA INÉDITA DO ARTISTA NENNA. CONFIRA!


O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades, iniciará no dia 20 de abril a primeira mostra individual do artista capixaba Nenna no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). A exposição "Meditações Extravagantes" poderá ser visitada até o dia 22 de julho, com entrada gratuita.

Nenna, atuante desde fins da década de 1960, produziu instalações exclusivas para o espaço físico do Maes. Em uma grande exposição, que traz parte de sua trajetória de caráter conceitual, o artista ocupará integralmente um dos espaços de arte mais importantes do Espírito Santo, o Maes.

O artista, considerado pioneiro da arte contemporânea no Estado, propõe, nesta mostra, a aproximação e a interação com o espectador e expandiu a exposição para além do território do Museu.

Cada um dos trabalhos revela, de diferentes maneiras, uma íntima conexão entre arte e vida. Nesse conjunto de instalações mesclam-se referências à interferência do homem na natureza, à extração incontida de recursos vegetais e minerais, a construção caótica e desordenada do espaço urbano, o sincretismo religioso, a memória e a miscigenação cultural, e a tecnologia de ponta.

As instalações foram divididas por temas que o artista denomina Meditações. São elas: Diálogo, Memória, Tradição, Precipício, Tranqüilidade, Deus, Mundo. Paralelamente à mostra no Maes, será montada mais uma instalação na Galeria Homero Massena, intitulada Tempo, que ficará aberta à visitação entre 8 de maio e 8 de junho.

Artista


Nenna, nome artístico adotado pelo capixaba Atílio Gomes, foi um dos responsáveis pela introdução do conceito de arte contemporânea no Espírito Santo. A instalação do "Estilingue Gigante" que fez na Praia do Canto, em 1970, foi sua obra de maior repercussão. De lá para cá, transitou por instalações e vídeos e lançou os livros "Vereda Tropicália", em 1985, que mesclava poesia com roteiro, e "Bíblia", de 2004, com uma retrospectiva de sua obra.

Arte-Educação


O Maes tem sedimentado sua atuação como ponto de reflexão sobre a arte no Espírito Santo. Em "Meditações Extravagantes" esta atuação é ainda mais necessária por estabelecer o diálogo entre a arte contemporânea produzida no Espírito Santo e o público capixaba. Ao elencar como público-alvo grupos de professores e alunos e público especializado em arte, o Programa de Arte-Educação amplia sua gama de atuação e reflexão sobre a arte no Espírito Santo.

A programação contempla palestras com importantes curadores, historiadores da arte e pesquisadores brasileiros como Paulo Sérgio Duarte e Cristiana Tejo, entre outros. O foco para os professores é direcionado no tradicional Encontro com Arte-Educadores, que traz Guilherme Teixeira para discutir as possibilidades da arte contemporânea em sala de aula.

Outra proposta para o professor, além do livreto com pranchas, é a orientação para planejamento de visitas, onde os professores poderão pensar o antes, o durante e o depois de sua visita junto com a equipe de Arte-Educação da exposição.

Os interessados em participar do Arte e Educação deverão comparecer ao Maes com 30 minutos de antecedência de acordo com a programação abaixo. Serão emitidos certificados para cada encontro.

Programação Arte-Educação:


26/04
Encontro com a Curadora e Artista - Almerinda Lopes e Nenna (19h às 21h30)

04/05 e 05/05
Encontro de Arte-Educação com Guilherme Teixeira (8h às 12h e 14h às 18h)

27/05
Maes na Tela com Sérgio Alpendre (15h às 17h)

31/05
Roda de Conversa - Thais Rivitti e Cristiana Tejo (19h às 21h30)

05/06
Roda de Conversa - Mariana Fix e Graziela Kunsh (19h às 21h30)

24/06
Maes na Tela com José Geraldo Couto (15h às 17h)

19/07
Ciclo de Palestras com Paulo Sérgio Duarte (19h às 21h30)

Serviço:


Nenna Meditações Extravagantes

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Horários de visitação:
Terças, quintas e sextas, das 10h às 18h
Quartas, das 10h às 21h
Sábados e domingos, das 10h às 17h
Data: de 20 de abril a 22 de julho
Entrada: Gratuita
Visitas agendadas: http://museudeartes.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário