quinta-feira, 26 de abril de 2012

"UM MÉTODO PERIGOSO" CHEGA AMANHÃ AOS CINEMAS DO ESTADO

Filme: Um Método Perigoso
David Cronenberg é conhecido por ter um jeito perturbador de dirigir seus filmes, pois apresenta facetas pouco apreciadas da natureza humana, com personagens mentalmente instáveis e uma estética não muito convencional, geralmente carregada de violência gráfica, excreções e sexo. A exploração do sofrimento ou do gozo do corpo (que diversas vezes lhe rendeu acusações de obscenidade) sempre foi, no entanto, um mecanismo para abordar aspectos mais profundos da psique.

Essa abordagem é mais sutil em seu novo filme, "Um Método Perigoso", que estreia nesta sexta. O drama, uma adaptação do romance de não-ficção "A Most Dangerous Method" (1993), do norte-americano John Kerr, apresenta um recorte biográfico de dois dos fundadores da psicanálise, Carl Gustav Jung (1875-1961) e Sigmund Freud (1856-1939), bem como o nascimento desse campo clínico, que propõe a "cura pela fala".

A narrativa parte da aproximação entre Jung e a jovem russa Sabina Spielrein (1885-1942), sua paciente e uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. O tratamento dela promove o encontro entre os dois médicos – já que Sabina foi a primeira paciente com quem Jung utilizou a tal "cura pela fala", método proposto por Freud.

O filme como o próprio relato acima afirma é denso, e exige alta concentração e capacidade cognitiva - e intuitiva porque não? - dos espectadores, mas não deixa de ser atraente e instingante. No mais não é todo dia que temos um filme sobre Freud e Jung não é? Vale a pena dar uma conferida.

*Fonte Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário