Os estreantes e os “engatinhantes”
Continuando a postagem sobre "1982 o ano do rock nacional", vamos ver agora os estreantes e os "engatinhantes" daquele ano. 1982 presenteou os fãs do gênero com discos de estreia de nomes como Barão Vermelho e Blitz, e ainda testemunhou os primeiros passos de Lobão, Capital Inicial e Legião Urbana (foto acima). Seja pelos discos, pelas canções ideológicas ou até pela própria postura das bandas, 1982 tem tudo para ser considerado um marco na história do rock brasileiro. Confira a seguir alguns acontecimentos que fizeram do período um ano para ficar na memória:
Primeiro LP do Barão Vermelho e de Lobão
Apesar de ter nascido no ano de 1981, o grupo de rock debutou somente no ano seguinte, com a entrada de Cazuza. Batizado com o mesmo nome da banda, o disco de estreia trouxe, entre outros clássicos, as canções "Todo O Amor Que Houver Nessa Vida" e "Bilhetinho Azul".
Após sair da banda Blitz, o cantor e compositor carioca concentrou as atenções na elaboração do seu primeiro disco solo. A obra, batizada de Cena de Cinema, foi concluída em 1982 e divulgada sem grande alarde. Depois de lançado, o álbum de estreia preparou terreno para outros 10 trabalhos, que preencheram a extensa carreira do musico.
Fim do Aborto Elétrico e o surgimento da Legião Urbana e do Capital Inicial
Reconhecida como o meio encontrado por Renato Russo para expor seus pensamentos, a banda surgiu com o fim do Aborto Elétrico, em 1982. As inúmeras composições assinadas pelo poeta carioca fizeram do trio um dos principais nomes do circuito nacional. "Faroeste Caboclo" e "Pais e Filhos" são provas materiais de tal sucesso.
O cenário encontrado na capital federal do ano de 1982 é o ponto de partida para a banda, idealizada pelos irmãos Flávio e Fê Lemos. Outras das heranças deixadas pelo fim do Aborto Elétrico, o grupo ganhou espaço entre os nomes do rock e, logo nos primeiros passos da carreira, já se debruçou em letras recheadas de ideologia.
Link da primeira parte: http://outros300.blogspot.com.br/2012/04/1982-o-ano-do-rock-nacional-parte-1.html
Veja na próxima segunda em "1982 o ano do rock nacional - parte 3" o surgimento dos Paralamas, da Blitz e de Lobão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário